Home NotíciasNova PetrópolisPosto do IGP alerta que validade das carteiras de identidade vai até 2032

Posto do IGP alerta que validade das carteiras de identidade vai até 2032

por Redação Onde.ir
Prefeitura de Nova Petrópolis

Desde o início deste ano, o posto de identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Nova Petrópolis, ligado à Prefeitura Municipal, tem registrado aumento significativo na procura da população para atualizar o documento de identidade. No entanto, a equipe da unidade alerta que não há necessidade de urgência, pois a carteira de identificação, se emitida após 2006, é válida até 2032.

O diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional, Márcio Seefeld, que está à frente do serviço, informa que os documentos de identidade têm duração de dez anos, então, se o RG da pessoa ainda está no prazo, ela não precisa atualizá-lo neste momento. Precisará emitir uma nova via, gratuitamente, apenas quando o documento ultrapassar o vencimento.

A confusão sobre a validade dos documentos de identidade tem sido observada em todo o país e levado o público a comparecer maciçamente aos postos de identificação, causando lentidão na prestação do serviço. Além disso, pessoas de outras cidades têm procurado os postos de municípios menores, buscando agilidade na emissão, o que também causa transtorno ao atendimento dos munícipes.

Caso o cidadão precise atualizar seu documento, pode agendar o atendimento pelo telefone (54) 3281-8420. O posto de identificação do IGP funciona na rua Rio Brande, 407, edifício Comercial Amarylli’s, sala 110. Mais informações sobre os agendamentos podem ser conferidas no site https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade-5ee93e9e2e0ef.

Nova Carteira de Identidade Nacional

Em 2022, o governo federal anunciou que a nova Carteira de Identidade Nacional passaria a ser emitida a partir de agosto daquele ano no Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e no restante dos estados brasileiros até o final de 2023. O documento unifica os números de registro civis e visa impedir identidades com numerações diferentes, além de possuir versão impressa e digital.

É importante ressaltar que o último modelo do documento é válido até 2032, então não é preciso atualizá-lo imediatamente para o novo modelo. Caso a versão que o cidadão possui atingir a validade de dez anos, poderá solicitar a emissão do novo documento sem custo algum.

Veja também