A 34ª Festa da Colônia de Gramado foi palco para assinatura de importante contrato na última sexta-feira (2). A Prefeitura de Gramado e os agricultores familiares gramadenses renovaram contrato para fornecimento de merenda escolar para a rede pública municipal. Mais de 60 famílias do interior de Gramado irão vender insumos, como feijão, farinha, massas, frutas, verduras, iogurte, geleias, biscoitos e outros, para as escolas municipais.
O secretário da Agricultura, Eliézer de Lima, destaca que a Festa da Colônia foi o local escolhido para a assinatura do contrato justamente por unir o trabalhador rural com a comunidade gramadense, ele lembra, ainda, que a Central da Merenda Escolar, que está instalada na Secretaria da Agricultura, foi criada na gestão do prefeito Nestor Tissot e do vice Luia Barbacovi. “Com aquisição dos produtos do nosso interior, valorizamos quem produz e alimentamos com excelência de qualidade nossa rede escolar”, afirma.
Conforme a chefe de escritório da Emater de Gramado, Janete Basso Costa, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das principais políticas públicas para a valorização da agricultura familiar e qualificação da merenda escolar. “Para 2025, a soma do contrato ultrapassa R$ 1,5 milhões. É um recurso que incentiva o desenvolvimento local”, frisa Janete.