Na última quarta-feira, 6 de agosto, professores e equipes diretivas das escolas municipais de Nova Petrópolis retomaram as atividades da Formação Pedagógica de 2025. O encontro, que ocorreu no Centro de Eventos do Município, foi marcado por debates, apresentações e integração entre a Educação e outras áreas, como Saúde e Assistência Social.
A abertura contou com a saudação da secretária adjunta de Educação e Desporto de Nova Petrópolis, Carmen Bürke Pooch, que parabenizou os presentes pelo Dia Nacional dos Profissionais da Educação, celebrado na mesma data.
Na sequência, a secretária da pasta, Caroline Andréia Kehl Matter, apresentou a organização das formações pedagógicas que serão realizadas no segundo semestre de 2025, em parceria com o Instituto Ivoti, com o Serviço Social da Indústria (SESI) e por meio de um Curso de Especialização promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Dois professores da rede, Jonathan Rauber e Mariane Schabarum, participam da especialização e têm a missão de compartilhar com os colegas conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
A assessora pedagógica da Educação Infantil, Silvânia Linck, anunciou o início da Formação Pró LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), voltada a docentes do Maternal e Pré-escola. Já a professora Simone Schmitt trouxe informações sobre a Formação Alfabetiza Tchê, destinada a professores de 1º e 2º Anos das redes Municipal e Estadual.
Durante o encontro, também foi apresentada a nova comissão de Educação Étnico-Racial e Ensino das Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, Afro-Brasileiros e Africanos, composta por Alanna Raquel Silva Nunes; Fabiane Clair Graunke; Gleice Cristine Chaves Ribeiro; Graziele Arsênio de Alencastro; Maria Cristina dos Santos Xavier e Silvânia Linck.
Em um momento de integração entre as Secretarias Municipais, a secretária Caroline convidou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini, para apresentar ações conjuntas. A enfermeira Letícia Hoffmann falou sobre o Programa Saúde na Escola; a psicóloga Carina da Silva Correa destacou o fluxo de encaminhamentos em casos de suspeita ou confirmação de abuso infantil e sinais de violência; e o psicólogo Cássio Estivalet abordou a importância da saúde mental.
O professor Rodrigo Farias Leite apresentou o projeto “Vida Ativa, Coração Saudável”, que oferece gratuitamente atividades físicas, oficinas sobre incontinência urinária, auriculoterapia e aulas de yoga em diversas localidades do Município. Para encerrar, a professora Elis conduziu uma prática de relaxamento com técnicas de yoga, proporcionando um momento de bem-estar aos participantes.