domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasCanela RSRegião na expectativa para receber campus do Instituto Federal

Região na expectativa para receber campus do Instituto Federal

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, acompanhado do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Duarte, e o assessor Jurídico, Márcio Cavalli , estiveram em Brasília na última semana, seguindo o pleito para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município.

Na chegada, houve uma importante reunião na Casa Civil, quando Luciano Melo e equipe, souberam da alteração nos critérios já anteriormente definidos, que seria através de um edital, coordenado pelo MEC, sendo que agora, passou à Casa Civil e Presidência da República, passando a ser considerados outros parâmetros para a definição.

Também apresentaram o Diagnóstico do Município, com dados sociais, econômicos e demográficos, a fim de fundamentar a instalação do campus. Nesse encontro, foram acessadas informações importantes sobre as próximas etapas do processo, que culminará com o anúncio do Governo Federal sobre quais municípios serão contemplados, o que deve ocorrer na próxima semana.

No mesmo dia, a comitiva esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em reunião com técnicos, foram apresentados o Programa Canela Cidade Empreendedora, o CIDICA, e todo o trabalho que tem sido realizado para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador em Canela, que busca fomentar o ecossistema de inovação em Canela por meio do surgimento de uma nova matriz econômica atrelada à tecnologia.

Durante a reunião, a comitiva conheceu os formatos de parceria por meio de cadastros em programas do Governo Federal, como o “Inova Link” e o “Inova Data”, que incluirão Canela no mapa dos centros de inovação no país, conectando os atores do ecossistema da inovação no município, com incubadoras e aceleradoras de negócios em nível nacional. A conversa também abrangeu questões fundamentais para o futuro de Canela, como a criação de um parque tecnológico.

A agenda em Brasília foi encerrada com reunião no MEC, onde os servidores foram recebidos pelo professor Getúlio Marques Ferreira, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e pelo diretor de projetos Alexandre Vidor. Por fim, Luciano e equipe estiveram dentro do Palácio do Planalto, em reunião na Secretaria de Assuntos Institucionais, a qual também deve atuar no processo de definição dos municípios. “Fomos muito bem recebidos em Brasília, mas ficamos surpresos com a alteração nos critérios de escolha, que agora passam a ser muito mais políticos do que técnicos. Mesmo assim, ressaltamos o empenho de Canela, mostrando os nossos índices, sobretudo quanto à necessidade de qualificar a comunidade local e municípios vizinhos. Toda a região será beneficiada”, evidencia Luciano Melo.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Canela |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque