sexta-feira, 06 dez 2024
InícioNotíciasGramado RSRestaurante Catherine Gramado traz programação especial no mês das mulheres

Restaurante Catherine Gramado traz programação especial no mês das mulheres

O mês de março é muito significativo para a luta dos direitos das mulheres em todo o mundo. Por isso, o Catherine Gramado, restaurante que celebra o protagonismo feminino do nome ao cardápio, preparou uma série de ações para celebrar a data. No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o restaurante vai oferecer às mulheres o drinque da casa, em homenagem à revolucionária rainha Catherine de Médici (vodca, calda de framboesa, hortelã, gengibre e espumante brut) e uma sobremesa (bolo de mousse de chocolate branco com frutas vermelhas). Elas serão recepcionadas também ao som de piano e jazz.

Recepção que já tem, na sua decoração, uma alma bem feminina, com um teto recheado de flores pendentes. Cada ambiente do charmoso e histórico casarão do restaurante Catherine, localizado bem no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas, presta uma homenagem às diferentes formas de ser mulher. Espalhadas pelas paredes estão telas de ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, esculturas femininas provenientes de antiquários locais e internacionais e quadros com retratos de mulheres assinados pelo artista Victor Hugo Senger.

A celebração se estende pela 2ª edição do evento Noites Francesas. Nessa temporada, a proposta é elaborar um menu a quatro mãos. O anfitrião da casa, o chef Nícolas Heckel, sempre acompanhado por uma chef convidada, de diferentes capitais do país. “A proposta, nesta edição do evento, é dar vez e voz a talentos femininos da culinária brasileira, chefs, empresárias, empreendedoras, talentos criativos da nossa gastronomia”, explica o chef Nícolas Heckel, sócio do Catherine. A primeira convidada, no domingo (10/03), será Lili Andriola, chef do Mandarinier, de Porto Alegre. A sócia-proprietária do Mandarinier, confeiteira de mão cheia, vai cozinhar pela primeira vez no Catherine. “Acho que as mulheres precisam ser valorizadas como cozinheiras e confeiteiras profissionais. Praticamente, todos os cozinheiros que começaram quando criança aprenderam com uma mulher. Mesmo assim, são pouquíssimas as chefs mulheres em destaque no mundo. Eventos como esse são importantes para mostrar o trabalho das mulheres na gastronomia brasileira”, destaca a chef Lili Andriola.

Para o evento, a dupla preparou um menu de 5 etapas, com um mix de culinária francesa e ingredientes da Serra Gaúcha. Para começar, madeleine com patê de fígado e picles de ameixa e carpaccio com abobrinha, avelã, creme de gergelim, queijo pecorino e azeite de limão siciliano. Dentre os pratos principais, uma massa artesanal recheada de ricota e abóbora, molho de abóbora, alecrim e presunto cru e codorna recheada, acompanhada de purê de cebola, cevadinha e cenouras grelhadas. Para finalizar com doçura, sorvete de chocolate branco, tomate cereja com cumaru (a baunilha brasileira), granita de pepino e crocante de pão. Tudo harmonizado pela Mondoroso Vinhos.  Os visitantes ganharão uma garrafa de vinho autografada pelo produtor, rótulos de vinícolas italianas e argentinas.

A noite terá ainda pocket-show de Débora Neto, acompanhada do arranjador, produtor musical e pianista Michel Dorfman. Destaque na nova geração de cantoras, a gaúcha Débora Neto integra o grupo acappella Voice In, que foi atração do Rock in Rio, e já se apresentou no 54 Below em Nova York, um dos espaços mais badalados de teatro musical da Broadway.  Dorfman foi indicado inúmeras vezes como instrumentista na categoria de pianista de música popular, obtendo por duas vezes a premiação no Troféu Açorianos (1996 e 1999). O duo de piano e voz explora releituras de jazz, pop e clássicos temas franceses.

O Catherine já se tornou um hotspot na Serra Gaúcha e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino. A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura, os costumes e os hábitos alimentares na França. E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta de drinques preparada pela mixologista Claudia Schumacher, com drinques que homenageiam Brigitte Bardot, Joana D´Arc, Marie Curie, dentre outras personalidades femininas revolucionárias. Mês de celebração e de reivindicação por equidade de gênero, porque festa e luta andam juntas sempre.

Reservas pelo whats app: 54 2136-5252

Fonte|Foto: |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque