sexta-feira, 14 jun 2024
InícioNotíciasGramado RSSecretaria da Cultura vai desenvolver Plano de Economia Criativa para Gramado

Secretaria da Cultura vai desenvolver Plano de Economia Criativa para Gramado

A Secretaria da Cultura, em parceria com a Universidade Feevale, iniciou o desenvolvimento de um Plano de Economia Criativa para o município de Gramado. O documento deverá ser finalizado no próximo ano, trazendo um diagnóstico com dados inéditos sobre a importância desse setor em Gramado e permitindo a criação de políticas públicas para potencializar a economia criativa no município.

Além de uma leitura de cenário e coleta de dados, a criação do Plano de Economia Criativa terá um processo de escuta ativa com a comunidade e com os empreendedores que desenvolvem atividades ligadas a este setor. “Queremos fomentar ainda mais o empreendedorismo e as atividades que envolvem arte e cultura em nosso município. Esse diagnóstico vai permitir que a Administração Municipal realize ações mais assertivas nesse sentido”, destaca o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.

O que é economia criativa?

Corresponde às dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de bens e serviços oriundos dos setores criativos. A economia criativa lida com atividades pautadas na criatividade, nas ideias, na inovação, no talento, no conhecimento e na imaginação. Alguns exemplos de economia criativa são a arquitetura, artesanato, artes visuais, design, eventos, jogos, literatura e mercado editorial, moda, música, publicidade e turismo.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Gramado | Ascom/PMG
Mais Notícias

Roteiros em Destaque