Com a proximidade da primavera, inicia o período de reprodução de muitas espécies nativas silvestres e isso exige atenção da população. Nos últimos dois dias, a Secretaria do Meio Ambiente resgatou três fêmeas de gambá que foram vítimas de atropelamento. Todas estavam com filhotes no marsúpio (bolsa) e os acidentes ocasionaram a morte de duas fêmeas e 17 filhotes.
É importante ressaltar que os gambás são inofensivos e não transmitem doenças aos humanos ou aos animais domésticos. Esses animais são muito importantes ao equilíbrio ecológico das florestas e sofrem muito com a perda de habitat e a violência humana. Muitas vezes, eles são atropelados quando tentam atravessar as ruas em busca de comida ou abrigo, e seus filhotes ficam órfãos ou morrem junto em decorrência das lesões.
Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente pede que a comunidade que tenha cuidado e respeito pelos animais silvestres que vivem na cidade. Ao ver um gambá na rua, não tente pegá-lo ou machucá-lo, e reduza a velocidade do veículo, deixando o animal atravessar a via em segurança. Se encontrar um gambá atropelado, verifique se ele ainda está vivo ou se tem filhotes na bolsa. Se sim, contate a pasta pelo número (54) 9 9609-1918 para que possam ser socorridos.