A Hector, reconhecida por seus empreendimentos gastronômicos temáticos em Gramado, foi premiada no Top Ser Humano 2024, na categoria Organização, pelo seu programa de gestão de pessoas, o Colaborador Mágico. O case de sucesso demonstra como a empresa tem reinventado a contratação e treinamento, transformando a experiência dos colaboradores. A premiação acontecerá dia 28 de novembro, em Porto Alegre.
De acordo com o CEO da marca, William Weber, o diferencial do programa é o fato de educar o mercado antes mesmo de contratar. “Desenvolvemos um processo de contratação que é único. Oferecemos um curso gratuito sobre como trabalhar em restaurantes e lugares temáticos. Todos participam do workshop, e, ao final, escolhemos os melhores para integrar o nosso banco de talentos”, explica. Com mais de 300 inscritos este ano, o workshop não só qualifica novos profissionais, mas também inspira e forma talentos para o setor temático.
O programa Colaborador Mágico, criado em 2019, envolve diversas etapas de formação para preparar os participantes como “membros do elenco” da marca. Durante o treinamento, os participantes aprendem desde técnicas de atuação e atendimento até storytelling, inteligência emocional e empreendedorismo. Esse modelo tem sido eficaz em um mercado de pleno emprego como o de Gramado, onde a rotatividade é desafiadora. “Não apenas criamos experiências para os clientes, mas também para nossos colaboradores, que se tornam parte essencial do espetáculo.”
O processo seletivo de Hector é pautado na experiência prática e na integração dos candidatos em sua cultura organizacional. Após o workshop inicial, cerca de 20 a 25% dos participantes são selecionados para o banco de talentos da empresa, e, ao longo de seis meses, são efetivados conforme o perfil e desempenho. Segundo Weber, essa “é uma maneira diferente de recrutar, pois formamos os candidatos com os valores e habilidades possíveis para manter o padrão de encantamento que nossos clientes esperam”. O programa já conquistou resultados expressivos, como a alta taxa de retenção e satisfação dos colaboradores, refletidos na qualidade do atendimento e na fidelidade dos clientes. Atualmente, a empresa está em fase de contratação para novos projetos.