sexta-feira, 01 mar 2024 18:12:27
InícioNotíciasGramado RSVindima em Gramado terá pisa da uva como atração gratuita aos sábados

Vindima em Gramado terá pisa da uva como atração gratuita aos sábados

Inicia no dia 08 de fevereiro, e segue até 03 de março, a 3ª edição da Vindima em Gramado. Durante 25 dias, o evento celebrará a produção de uvas, vinhos e sucos artesanais e derivados das vinícolas gramadenses. A Gramadotur, autarquia municipal que organiza o evento, espera receber pelo menos 200 mil visitantes para o período.

Com uma colheita da safra da uva estimada em cerca de uma tonelada para 2024, os produtores gramadenses devem produzir cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco de uva artesanal no ano.

Durante a Vindima, ocorrerá a exposição e venda de produtos como vinhos, sucos, geléias, espumantes e licores. Atrações musicais e artísticas farão parte da programação na Vila do Vinho, localizada na Praça das Etnias. O local também terá a presença de enólogos, experiências sensoriais e gastronômicas com refeições harmonizadas, tanto no Centro da cidade quanto nas sedes das vinícolas.

O conteúdo fará parte da edição com workshops abordando temas como: diferentes métodos de produção espumantes, variedades de uvas, vinhos orgânicos e biodinâmicos, enoturismo, entre outros.

Uma das principais atrações do evento será a Pisa da Uva, experiência gratuita que ocorrerá sempre aos sábados, às 19 horas, na Vila do Vinho.

Será um momento de alegria e descontração, com muita música, em que os visitantes poderão viver a experiência do processo da pisa da uva, quando a fruta é colocada em um tanque de madeira e esmagada com os pés descalços. Na pisa da uva, o visitante vivencia o método original de produção de vinho.

“Durante os 25 dias a Vindima em Gramado promoverá uma integração entre o turista e os produtores rurais com visita às vinícolas, exposição de produtos, atrações culturais e gastronômicas e claro, a tradicional pisa da uva. O evento celebrará a colheita da safra e oferecerá uma viagem às raízes do nosso interior com muita alegria e protagonismo da cultura italiana e celebração das nossas tradições”, destaca a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

A Vindima em Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.

Fonte|Foto: AG Press Comunica |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque