Home NotíciasGramado RSComunidades indígenas se reúnem para assistir filme no Palácio dos Festivais

Comunidades indígenas se reúnem para assistir filme no Palácio dos Festivais

por Redação Onde.ir
Adriano FrauchesAmallia Brandolff

Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, às 15h, o Palácio dos Festivais será palco de um evento marcante para as comunidades indígenas da região. A iniciativa marca a parceria do Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube, que visa a divulgação da memória do cinema nacional, através da seleção de filmes, para serem exibidos em praça pública, localizadas em comunidades periféricas, zonas rurais, linhas e centros de assistência social.

A primeira atividade será a exibição do filme Para’Í, reunindo cerca de 160 indígenas

das comunidades das etnias Kaingang e Guarani de Canela. Trata-se de uma oportunidade histórica para a região, uma vez que esse número representa a totalidade da população das três aldeias locais, compreendendo duas comunidades Guarani e uma Kaingang.

A exibição especial no Palácio dos Festivais será a primeira vez que os indígenas terão a oportunidade de assistir a um filme em uma sala de cinema, estimulando também a inclusão e a valorização das culturas tradicionais. Através dessa iniciativa, o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube buscam valorizar e respeitar a diversidade cultural, proporcionando um momento de integração entre as comunidades indígenas e o universo do cinema.

Escrito e dirigido por Vinicius Toro, o filme Para’Í conta a história de Pará, uma menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto. Através da busca de plantar as sementes do milho, a menina começa a questionar seu lugar no mundo.

A exibição do filme também contará com a presença de mais de 40 alunos da rede pública de Gramado. Para o Gerente Geral do Museu do Festival de Cinema de Gramado, Fernando Guerra: “será um momento de celebração da cultura nacional, proporcionando a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes”.

Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático a cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.

Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.

Veja também