Home NotíciasNova PetrópolisAlunos de escolas públicas participam de projeto ambiental sobre as araucárias

Alunos de escolas públicas participam de projeto ambiental sobre as araucárias

por Redação Onde.ir
Prefeitura de Nova Petrópolis

Desde o início de abril, está em andamento nas escolas públicas o Projeto Curi, uma iniciativa da bióloga Patrícia Kolb com o apoio da Prefeitura Municipal, para incentivar os estudantes a conhecerem mais sobre a araucária angustifolia, árvore típica da região da Serra Gaúcha e que tem um exemplar histórico em Nova Petrópolis. O projeto está sendo aplicado em seis escolas, para turmas do sétimo ano do ensino fundamental, e envolve uma aula teórica com aproximadamente 90 minutos de duração e uma saída de campo ao Pinheiro Multissecular da Linha Imperial.

Na quinta-feira, 18 de abril, foi a vez dos alunos da Escola Otto Hoffmann, do bairro Pousada da Neve, participarem do projeto ambiental. Inicialmente, a bióloga Patrícia Kolb apresentou detalhes sobre o Projeto Curi, cujo nome tem origem em como a araucária era chamada pelos índios. Depois, ela falou sobre as regiões que a árvore costuma estar, que são Paraguai, Argentina e no Brasil em função da altitude em relação ao mar – com destaque para os estados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. “A araucária se desenvolve a uma altitude de pelos menos 500 metros acima do mar e leva de 20 a 30 anos para produzir o pinhão”, esclareceu.

Acompanhada das técnicas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Evelyn Dinnerbier e Cássia Hoffmann, a palestrante mostrou aos alunos uma maquete em que estava demonstrada a floresta de araucária, a qual se referiu durante a apresentação. Com isso, mostrou animais que tem nessa árvore sua subsistência (como a gralha azul, a aranha caranguejeira, o macaco bugio e o grimpeirinho), e falou sobre o período do defeso em que é proibido seu corte e também a partir de quando é permitida a coleta das sementes – que são os pinhões.

A próxima etapa do projeto Curi, da qual os alunos da Escola Otto Hoffmann vão participar, será a saída de campo, quando terão a oportunidade de observar os detalhes apresentados durante a aula teórica de sala. Outras escolas que estão fazendo parte da iniciativa são a Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde; a Bom Pastor, de Linha Brasil; a Luiz Loeser, da Vila Olinda; a Pedro Beck Filho, da Linha Temerária; e a São José, do Pinhal Alto. Aproximadamente 170 estudantes participam.

Ao final do projeto Curi, será realizado um encontro de encerramento, quando todas as escolas irão se reunir para conhecer a produção dos alunos durante as aulas e quando também serão apresentados os resultados obtidos no decorrer dos trabalhos. A previsão é que as atividades sejam concluídas até o mês de junho.

Veja também