O Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) e da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI), informa a ampliação da estratégia de resgate vacinal de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos não vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV) até 31 de dezembro de 2025. Conforme o Ministério da Saúde, a medida foi adotada vista a necessidade de ampliar o alcance vacinal deste grupo.
Em Nova Petrópolis, a imunização está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira. O público-alvo poderá se vacinar na UBS Centro, das 8h às 16h, e nas demais UBSs, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, todos os postos de saúde do Município irão aplicar o imunizante contra o HPV por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Para receber a vacina, a pessoa deverá apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identidade e cartão SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos. A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.