Home NotíciasGramado RSGramado reforça compromisso com a proteção civil em encontro regional da CNM

Gramado reforça compromisso com a proteção civil em encontro regional da CNM

Durante um dia e meio de atividades, foram abordados temas como Emergência Climática e Desastres no Brasil

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Na última semana, os municípios integrantes da Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil marcaram presença no evento Conexão CNM, realizado em Porto Alegre. A Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa Civil de Gramado esteve representada pela coordenadora Juliana Fisch, pela diretora administrativa Taís Ribeiro e pelo agente Yann Moreira.

Promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento contou com diversas salas temáticas voltadas às necessidades dos municípios, incluindo a área de Defesa Civil. O principal objetivo foi estreitar a relação entre a CNM e os gestores municipais, além de oferecer capacitação técnica de alto nível.

Durante um dia e meio de atividades, foram abordados temas como Emergência Climática e Desastres no Brasil, Cenários de Riscos e Classificação dos Desastres, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e obrigações municipais (diretrizes, princípios e objetivos da PNPDEC), Adaptação Climática e Prevenção de Desastres, Gerenciamento de Desastres, além da apresentação do projeto para criação do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima).

A coordenadora da Defesa Civil de Gramado, Juliana Fisch, destacou que o grande diferencial do evento foi a participação conjunta dos representantes dos municípios que integram a Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil, da qual Gramado faz parte. “A união desses municípios evidenciou a força da nossa região, que inclusive sugeriu a criação da Marcha dos Coordenadores de Defesa Civil em Brasília, com o objetivo de buscar recursos para o fortalecimento das Defesas Civis Municipais”, ressaltou.

A Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil foi criada em 2010, a partir da união dos municípios do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, sob a coordenação voluntária do Cel. Cláudio Rocha, com o propósito de promover conhecimento, fortalecimento e capacitação na área de Defesa Civil.

Veja também