Home NotíciasCâmara Municipal de GramadoVereadores Jovens de Gramado mobilizam comunidade em campanha de inclusão

Vereadores Jovens de Gramado mobilizam comunidade em campanha de inclusão

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Gramado

Gramado está vivenciando a 7ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência, campanha idealizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED) e que conta com o apoio da Câmara de Vereadores. Como parte da programação, nesta terça-feira (26), os Vereadores Jovens, acompanhados do diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, realizaram uma mobilização pelo respeito, igualdade e empatia às pessoas com deficiência.

Os estudantes participaram da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, que percorreu a Avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade. Durante a ação, motoristas e pedestres foram abordados e receberam informações sobre o uso correto das vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência.

A mobilização incluiu a distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos, como o Coreto da Praça Major Nicoletti, a Rua Coberta e rótulas de grande circulação. O objetivo foi reforçar a mensagem de que ocupar indevidamente essas vagas, mesmo que por poucos minutos, representa uma violação do direito de quem realmente precisa delas.

O diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, destacou o caráter educativo da ação: “Respeitar as vagas reservadas é um gesto simples, mas que faz toda a diferença na vida de quem realmente precisa. Nossa campanha reforça a importância de construirmos uma cidade mais justa e inclusiva para todos, pensando em um futuro melhor para cada cidadão.”

Já a vereadora jovem Manuela Maciel enfatizou a relevância da mobilização: “Essa é uma campanha fundamental para aprendermos e também para lembrarmos aos adultos que as vagas reservadas não são um privilégio, mas um direito garantido por lei. Mais do que cumprir uma norma, precisamos cultivar o respeito, a empatia e a inclusão em nosso dia a dia. Pequenas atitudes, como não ocupar essas vagas, fazem toda a diferença na vida de muitas pessoas.”

Veja também