A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi selecionada para receber R$ 100 mil, oriundos do Edital de Coinvestimento para Eventos Culturais Populares da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) do Rio Grande do Sul. O programa do Governo do Estado busca expandir o acesso à cultura, apoiar manifestações tradicionais e incentivar a produção cultural nos municípios gaúchos.
O secretário de Cultura e Economia Criativa de Gramado, Jonas da Silva, ressalta que o valor recebido será destinado à contratação de artistas e outros profissionais, visando a realização de eventos culturais populares em Gramado. Conforme o secretário Jonas, a verba será transferida do Fundo de Apoio a Cultura (FAC) para o Fundo Municipal de Cultura, tendo sua aplicação definida pela Administração Municipal em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural. “De forma democrática, vamos debater com os conselheiros para avaliar quais segmentos e eventos serão contemplados. Este recurso é um incentivo significativo para os nossos artistas e a cultura gramadense”, comenta o secretário Jonas da Silva.
O anúncio sobre a liberação da verba ocorreu na segunda-feira (25), durante solenidade no Palácio Piratini, contando com a presença do secretário Estadual da Cultura, Eduardo Loureiro e do governador Eduardo Leite, além de dirigentes culturais de todo o Estado. “Gramado é um polo cultural e o Governo do Estado tem sido um grande parceiro do município, contribuindo com a classe artística e os nossos eventos. Obrigado ao governador Eduardo Leite e ao secretário Eduardo Loureiro pela atenção e o carinho com nossa cidade”, destaca o prefeito Nestor Tissot. Os municípios contemplados foram aprovados por meio de um edital que exigia contrapartida financeira e a existência de um Sistema Municipal de Cultura.