Home NotíciasGramado RSEstudantes do CAIC vivenciam práticas de empreendedorismo na sala de aula

Estudantes do CAIC vivenciam práticas de empreendedorismo na sala de aula

Como resultado, os alunos agora se preparam para a realização de uma Feira Empreendedora

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Alunos da Escola Municipal Dr. Carlos Nelz (CAIC) estão desenvolvendo um projeto pedagógico voltado ao estímulo de atitudes empreendedoras desde a infância. A ação é resultado da parceria entre as secretarias de Inovação e Desenvolvimento Econômico e de Educação, a Sala do Empreendedor e o Sebrae.

A iniciativa teve início com a entrega de gibis educativos da Turma da Mônica, que abordam temas como liderança, autoconfiança, comunicação e persistência — fundamentos do comportamento empreendedor. A partir desse material, as professoras Carina Patrícia Benetti e Ieda Maria Siqueira Gonçalves propuseram atividades interdisciplinares, com foco no desenvolvimento de competências nas áreas de Português e Matemática.

Na sequência, o coordenador da Sala do Empreendedor de Gramado, Jeferson Teixeira, ministrou palestras para três turmas da escola, apresentando conceitos introdutórios sobre o empreendedorismo e incentivando os estudantes a colocarem em prática suas ideias. Como resultado, os alunos agora se preparam para a realização de uma Feira Empreendedora, prevista para o mês de dezembro, onde irão apresentar e comercializar os produtos desenvolvidos ao longo do semestre. “Ver o entusiasmo dos alunos para a feira mostra que estamos despertando neles o olhar para o futuro e para as possibilidades de inovar e empreender”, afirma Jeferson.

Para o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais preparados. “A combinação de conteúdo educacional, incentivo prático e identificação com os personagens da Turma da Mônica cria um ambiente de aprendizado que aproxima os jovens do universo do empreendedorismo”, diz. A supervisora pedagógica Manoela Barbacovi complementa: “Essas experiências ampliam a visão dos estudantes e contribuem diretamente para o fortalecimento da autonomia e da liderança desde os primeiros anos escolares”, destaca.

Veja também