Na tarde de ontem, dia 30, a Câmara Municipal de Gramado encerrou o prazo para o protocolo dos planos de trabalho das entidades que solicitaram apoio dos vereadores por meio das emendas impositivas.
Ao todo, somando todos os planos apresentados, foram registrados pedidos que ultrapassam R$ 8,6 milhões em recursos. Agora, cada gabinete parlamentar analisará as propostas e definirá quais entidades e projetos receberão os valores das emendas.
Os projetos contemplados farão parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que foi protocolada na Casa Legislativa também nesta quarta-feira, dia 30. A LOA estima a receita e fixa as despesas do Município para o próximo exercício, sendo uma das principais leis de planejamento orçamentário do ano. O texto será lido na sessão da próxima segunda-feira, dia 3, e passará a tramitar no Legislativo nas semanas seguintes.
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, responsável por orientar as entidades durante o processo, o número de cadastros aumentou significativamente em relação ao ano anterior: “São muitos projetos fantásticos que poderão ser contemplados com as emendas. Além disso, são iniciativas que fazem diferença na vida da comunidade gramadense. Agora, caberá aos vereadores definir suas prioridades e os valores a serem destinados. É importante lembrar que, conforme determina a lei, 50% do total das emendas devem ser destinados à área da saúde.”