Gramado sediou nesta quinta-feira (6) o lançamento oficial do W Gramado – Hotel & Residences. Em um evento exclusivo para convidados no Olivas de Gramado, foi apresentado o projeto de R$ 300 milhões que trará a primeira operação W (parte do portfolio da Marriot) de montanha para a América do Sul.
O empreendimento é uma iniciativa da Kara José Incorporadora, liderada por Edison Kara, especialista em projetos imobiliários de segunda residência e reconhecido por obras emblemáticas como o FASANO Angra dos Reis. A operação hoteleira ficará a cargo da Marriott, a maior operadora do setor no mundo, que considera a marca W uma de suas “joias da coroa”, autorizada apenas em destinos alinhados aos seus pilares de música, moda e lifestyle.
Situado no bairro Vila Suíça (Rua Berna), no terreno mais alto da cidade, o W Gramado busca oferecer “o melhor de dois mundos”: está a uma curta distância da Rua Coberta, mas inserido em um cenário de mata preservada, em um platô 60 metros acima da Avenida Borges de Medeiros.
Um dos principais destaques do projeto é sua contrapartida para o município: a implantação do futuro Parque das Orquídeas. O parque, vizinho ao hotel, ocupará uma área de cerca de 45 hectares no centro da cidade. O projeto do parque terá a coordenação da secretaria do Meio ambiente de Gramado com a colaboração do Instituto E, fundado por Oskar Metsalvaht, e prevê o plantio de araucárias e outras espécies nativas.
Durante a apresentação, Edison Kara destacou os diferenciais de luxo do complexo, que será “tradicional por fora e sofisticado por dentro”. Ele enfatizou que o W Gramado trará “o que há de mais moderno no Brasil”, incluindo saunas e tratamentos de ponta, piscinas com música subaquática e um circuito termal que vai de piscinas quentes a um tanque de gelo. O mobiliário será produzido pela Sierra.
O incorporador também detalhou o cronograma de execução: “É um projeto que as obras de contrapartida já estão em execução. As obras do hotel e do residencial iniciarão no primeiro semestre de 2026 e a inauguração do hotel e entrega da primeira fase do residencial é para 24 meses, então no primeiro semestre de 2028”, explicou Kara.
Celso Pinto, cuja empresa Air Concierge Brasil coordena as vendas do W Residences Gramado, destacou o impacto do empreendimento na cidade. Segundo ele, a novidade vai deixar Gramado “mais interessante, mais pujante e mais noturna”, trazendo serviços de excelência 24 horas.
O complexo funcionará como um hub de entretenimento, sendo a primeira operação da cidade com bares e academia funcionando 24 horas por dia. O foco no bem-estar é central, com um “HEALTH AND WELLNESS CLUB” de 2.000 m², incluindo o AWAY SPA, piscina indoor panorâmica e a “Vitality Pool Five Senses”.
Tania Gingas, uma das maiores autoridades em Wellness no Brasil e responsável pelo projeto, afirmou que o W Gramado traz uma “visão inovadora de bem-estar”. Ela buscou referências internacionais, como uma suíte termal inspirada na do Four Seasons e uma grande suíte nos moldes do W de Dubai, unindo luxo, relaxamento e experiência social.
O arquiteto Gui Mattos está à frente do projeto do W Gramado Hotel & Residences, e se inspirou nas casas históricas da colonização local, enquanto o paisagismo de Ricardo Cardim integra a construção à vegetação nativa. Na gastronomia, o Restaurante O Pinhão, focado na culinária gaúcha ao fogo com um olhar contemporâneo, será comandado pelo Chef Vini Costa.
O W Residences Gramado terá quatro blocos, num total de 100 apartamentos distribuídos em quatro torres, com as tipologias: 1 suíte (67 m²), 2 suítes (100 m² a 127 m²) e 3 suítes (155 m² a 178 m²).