O mês de outubro de 2025 apresentou mais resultados positivos para o turismo de Gramado. Os dados do 14º boletim do Observatório do Turismo, apontam evolução na maioria dos indicadores, com destaque para o forte crescimento do volume de pernoites, impulsionado também pela média de permanência recorde de 6,01 noites. “Este desempenho reforça a qualificação do visitante e consolida 2025 como um dos anos mais consistentes da série, com nove dos dez primeiros meses acima de 600 mil pernoites”, avalia o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci.
O fluxo total de visitantes únicos manteve a tendência de alta observada ao longo de 2025, registrando crescimento de 19,21% em relação a outubro de 2024, o 6º mês consecutivo de expansão. O volume de turistas com pernoite também apresentou bom desempenho, com avanço de 27,64% no mesmo comparativo e igualmente alcançando seis meses seguidos de alta. Já os visitantes sem pernoite contribuíram com crescimento de 12,61%, marcando o 4º mês consecutivo de elevação.
RECORDE DE PERNOITES E PERMANÊNCIA
Um dos principais destaques do boletim foi o salto de 90,57% no total de pernoites em relação a 2024, além do crescimento sobre 2023 (+24,25%). O resultado foi impulsionado pela média de permanência recorde de 6,01 noites, a maior da série iniciada em 2023. Em 2025, nove dos dez primeiros meses ultrapassaram a marca de 600 mil pernoites, evidenciando um visitante mais qualificado e que permanece mais tempo na cidade.
MERCADO INTERNACIONAL
O turismo internacional seguiu em forte expansão, com aumento de 74,15% em relação a outubro de 2024 e crescimento também sobre o mesmo período de 2023 (+22,54%), registrando o 7º mês consecutivo de alta. Argentina e Uruguai seguem como principais emissores.
MERCADO NACIONAL
No mercado nacional, o fluxo de visitantes de outros estados avançou 101,44% em relação a outubro de 2024 e superou 2023 (+9,27%). São Paulo consolidou-se como maior emissor no acumulado do ano, liderando pelo 5º mês consecutivo e reforçando a importância da conectividade aérea. Além disso, observa-se a recomposição do fluxo regional em outubro. Entre os dez municípios monitorados no RS, oito registraram crescimento em comparação com 2024, demonstrando retomada da circulação interna e fortalecimento do turismo de proximidade.
GERAÇÃO DE EMPREGOS NO TURISMO
O setor turístico segue impulsionando o mercado de trabalho local. Em outubro, a hospedagem apresentou crescimento pelo 7º mês consecutivo; alimentação manteve tendência de alta e o agenciamento permaneceu estável. No comparativo entre 2025 e 2024, a média mensal de empregos formais nos três segmentos cresceu 2,7%.
O boletim completo e outras edições podem ser acessados em: www.gramadoinesquecivel.tur.br/observatorio . O Observatório do Turismo de Gramado é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, tendo a coleta, tratamento e organização dos dados executada pela Universidade de Caxias Do Sul (UCS) – Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial (NID ODITT).
SOBRE OS DADOS:
– Visitantes únicos: pessoas diferentes que visitaram Gramado durante o mês, permanecendo pelo menos 30 minutos no município. São excluídos da contagem os residentes e os visitantes regulares. Nesse total estão incluídos tanto os turistas, que pernoitam, quanto os excursionistas, que visitam apenas durante o dia. O cálculo é realizado a partir da contagem de celulares únicos que se conectaram à rede do município, desconsiderando aqueles que permanecem mais de 14 dias no mês.
– Pernoite: contabilizada quando a pessoa fica a maior parte da noite no município e também é observada no destino no dia seguinte. Inclui tanto pessoas que vêm de grandes distâncias quanto de regiões próximas, desde que fiquem pelo menos uma noite. Neste dado, a abordagem captura visitantes hospedados em hotéis, pousadas, imóveis de aluguel por temporada e casas de segunda residência. Isso garante uma visão mais realista da dinâmica do turismo em Gramado, permitindo estratégias mais assertivas para o setor.