Home NotíciasGeraisNota eletrônica passa a ser obrigatória para produtores rurais do RS

Nota eletrônica passa a ser obrigatória para produtores rurais do RS

por Redação Onde.ir
Ascom Sefaz

A partir de 5/1/2026, todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul são obrigados a emitir nota fiscal eletrônica nas operações internas.

O antigo talão em deixa de ser aceito, dessa forma, caso as notas eletrônicas não sejam emitidas, as transações ficam sem documentação fiscal, o que é considerado descumprimento da legislação tributária.

A medida segue norma do Confaz, amplia o controle fiscal e antecipa a lógica da reforma tributária, que tende a extinguir documentos físicos.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) oferece duas alternativas. O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), disponível para download gratuito pelo celular, é o mais indicado. Considerada de uso simples e navegação intuitiva, a plataforma usa o login gov.br. Para realizar uma operação, basta que os produtores preencham dados como o produto, as informações do(a) cliente e a forma de transporte. Depois que os dados são informados, a operação é autorizada e a nota fiscal é emitida, podendo ser compartilhada. Dessa forma, toda a complexidade tributária fica a cargo da Receita Estadual.

Outra opção para a emissão de nota eletrônica é o Nota Fiscal Avulsa (NFA-e), também gratuito. O sistema é indicado para operações mais complexas, como, por exemplo, as de exportação. A Receita Estadual trabalha para promover aperfeiçoamentos na ferramenta, buscando torná-la mais prática e intuitiva.

Veja também