A Prefeitura de Gramado realiza nesta terça-feira (3), a partir das 14h, no Auditório do Paço Municipal, uma audiência pública para debater com a comunidade e entidades o projeto da Nova Centralidade Urbana, um dos maiores planos de desenvolvimento da cidade, inspirado em modelos contemporâneos de planejamento urbano e tendo como eixos sustentabilidade ambiental, conectividade e mobilidade, equidade e qualidade de vida e a atratividade e desenvolvimento econômico. O projeto, que é liderado pelo secretário de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas, arquiteto Rafael Bazzan Barros e pela secretária do Meio Ambiente, Dra. Cristiane Bandeira, através de contrato com a Fundação Luiz Englert e o NTU (Núcleo de Tecnologia Urbana da UFRGS), sendo coordenado professor Benamy Turkienicz, visa à expansão planejada do Centro tradicional, conforme previsto no Plano Diretor de Gramado.
A proposta da Nova Centralidade tem como princípio a integração da estrutura ambiental natural, preservando as áreas de grande valor ambiental e paisagístico, estabelecendo corredores ecológicos e incorporando soluções baseadas na natureza, com a estrutura urbana, onde as funções como moradia, comércio, lazer, serviços e equipamentos públicos na área de saúde, educação e cultura coexistam de forma harmoniosa. Abrange uma área de 900 hectares, com vocação para se transformar em uma centralidade regional, com acesso direto aos centros de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
MODELO CONTEMPORÂNEO
Após o debate público, o projeto seguirá para a fase de regulamentação, na Câmara Municipal, em duas etapas: a 1ª etapa – que regulamentará o Modelo Espacial da Área de Expansão e Estratégias de Gestão, e a 2ª etapa – que regulamentará a Operação Urbana Consorciada da Zona de Ocupação Intensiva. A expectativa da administração é que a primeira etapa do projeto seja aprovada ainda em março. O secretário Rafael Bazzan ressalta que Gramado é uma cidade de vanguarda, referência em turismo e qualidade de vida, sendo reconhecida internacionalmente. “Isso nos coloca a responsabilidade de pensá-la a partir de modelos contemporâneos que favoreçam a todos. O projeto de uma nova centralidade tem o objetivo de transformar não apenas a região norte, mas também descomprimir o centro tradicional da cidade”, destaca Bazzan.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO PROJETO
Mobilidade Integrada – A Nova Centralidade contará com um Terminal Intermodal que integrará diferentes modais de transporte, incluindo um teleférico, que a conectará diretamente ao Centro tradicional. O Terminal articulará Gramado ao novo aeroporto de Vila Oliva, bem como às cidades vizinhas de Canela e Nova Petrópolis, tendo uso compartilhado com hotel, serviços e comércio.
Calçadões Charmosos – A Zona de Ocupação Intensiva terá uma Rambla/Boulevard, espaço urbano com calçadas largas que mesclará edifícios residenciais e comerciais ao longo de um passeio público totalmente arborizado e transformar-se-á em cenário para feiras e eventos temporários.
Atividades Culturais – O projeto envolve um grande Centro Cultural capaz de sediar eventos como o Festival de Cinema e diversos espetáculos artísticos, além de um anfiteatro localizado em cenário cinematográfico, voltado ao Vale do Cai.