Home NotíciasGramado RS51º Festival de Cinema de Gramado – 16 de agosto, quarta-feira

51º Festival de Cinema de Gramado – 16 de agosto, quarta-feira

por Redação Onde.ir
Cleiton Thiele - PressPhoto

Os tradicionais debates do Festival de Cinema de Gramado, que acontecem em todas as manhãs com equipes dos filmes concorrentes, continuam movimentando a imprensa e o público em grandes reflexões sobre as produções.

Na manhã desta quarta-feira, o grande destaque foi o filme “O Barulho da Noite”,  primeiro longa do Tocantins a participar do Festival de Gramado. A cada resposta da equipe, jornalistas e críticos de cinema presentes aplaudiam o retorno. A diretora Eva Pereira e a atriz Emanuelle Araújo foram os destaques. Durante o encontro, a diretora comentou que sua busca com o filme é retratar na tela a justiça que gostaria de ter feito na realidade. Já a atriz Emanuelle Araújo abordou a temática do filme, que trata (também) de abuso infantil. Segundo a atriz, o longa não busca ser bonito, pelo contrário, provoca desconforto no espectador. “Esse roteiro a Eva fez com muita pesquisa para mostrar uma realidade que existe. Não houve a intenção de romantizar. É uma história real e que busca ser colocada de uma forma incômoda”, disse.

Antes de “Barulho da Noite”, os debates começaram com as equipes dos curtas “Remendo” e “Ela Mora Logo Ali”. Sobre “Remendo”, o diretor Roger Ghil afirmou que a montagem do filme se inspira no caminho das águas, que apresenta diferentes formas (ora líquida, ora gasosa ou sólida). Fabiano Barros e Rafael Rogante, diretores de “Ela Mora Logo Ali”, abordaram a construção do roteiro, oriundo da vivência de Barros. Segundo eles, o filme busca retratar as dificuldades enfrentadas por mães atípicas que, segundo a direção, são mulheres que abdicam da vida e possuem todos os motivos para serem tristes.

Troféu Cidade de Gramado será entregue para Ingrid Guimarães nesta quinta (17)

Em sua 12ª edição, o Troféu Cidade de Gramado será entregue para Ingrid Guimarães, na noite de quinta-feira (17), durante a programação do Palácio dos Festivais. A honraria é dedicada a nomes ligados à Gramado e ao Festival, contribuindo para o crescimento e divulgação da cidade e do evento.

Natural de Goiânia, a atriz iniciou sua carreira nas artes cênicas, ainda nos anos 1980. São mais de 35anos em que coleciona sucessos no teatro, televisão e, em especial, nas telonas do cinema. Ela fez parte de uma revolução no cinema nacional, promovida a partir dos anos 2000. Suas obras, como a trilogia “De Pernas Pro Ar” (2010-2019) e “Fala Sério, Mãe” (2017), renderam-lhe a alcunha de atriz brasileira mais vista nos cinemas do século.

Antes da premiação Ingrid participa de uma coletiva de imprensa, que será promovida no hotel Laghetto Château (R. Cláudio Candiago, 15) às 14h. Haverá transporte aos jornalistas credenciados para cobertura do evento, informações no balcão de credenciamento.

Feijoada das Estrelas acontece nesta quinta (17) no Hotel Serrano

Realizada oficialmente pelo Festival de Cinema de Gramado em parceria com o Wish Serrano Resort & Convention, a Feijoada das Estrelas receberá mais de 350 convidados para um momento de confraternização nesta quinta-feira, das 12h às 17h. Além do tradicional cardápio da feijoada, o evento terá show do DJ Fuzil e do grupo Percussão do Samba.

A exclusiva Feijoada é mais um momento de aproximação do Festival de Cinema de Gramado com seus convidados oficiais, desde artistas e cineastas envolvidos com os filmes em exibição no Palácio dos Festivais a profissionais da imprensa. O evento é um oferecimento da Gramadotur e do Wish Serrano, com apoio da Patagonia, Johnny Walker e Tanqueray.

Sexta-feira será de três homenagens no Palácio dos Festivais: Alice Braga, Laura Cardoso e Lucy Barreto

A noite de sexta-feira (18) será de homenagens no palco do Palácio dos Festivais. A produtora Lucy Barreto recebe o Troféu Eduardo Abelin, a atriz Alice Braga será reconhecida com o Kikito de Cristal e a atriz veterana Laura Cardoso recebe o Troféu Oscarito.

Antes de cruzar o Tapete Vermelho, Alice Braga participa de uma coletiva de imprensa na Cristais de Gramado, onde tradicionalmente inicia o processo de confecção do próximo Kikito de Cristal – que será entregue no 52º Festival de Gramado. O encontro inicia às 14h, e haverá transporte saindo da Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328 – Centro) às 13h45. Informações no balcão de credenciamento.

A coletiva de imprensa com a produtora Lucy Barreto está marcada para sábado (19), às 11h30, no Museu do Festival de Cinema.

Para referência:
O Troféu Eduardo Abelin é uma homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro. A honraria leva o nome de um dos pioneiros do cinema gaúcho, o diretor Eduardo Abelin. O cineasta Carlos Reichenbach foi o primeiro a receber a honraria, em 2001. Juntam-se a ele nomes como Cacá Diegues, Arnaldo Jabor, Carla Camurati e Laís Bodanzky.

O Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. A honraria foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecilia Roth, Soledad Villamil e Natalia Oreiro foram outros nomes homenageados.

TVE exibe curtas-metragens gaúchos na programação

Até quinta-feira (17), sempre às 22h30, a TVE exibe os curtas-metragens gaúchos que participaram da mostra do Prêmio Assembleia. No dia seguinte à exibição, às 17h30, haverá debates sobre os curtas exibidos no dia anterior, com a presença dos diretores das obras e críticos de cinema.

Além disso, o programa Redação TVE, exibido às 18h30, conta com entradas ao vivo do Palácio dos Festivais até a sexta-feira. Para encerrar a cobertura, no dia 19, às 21h, será transmitida ao vivo a cerimônia de entrega dos Kikitos para os longas-metragens em competição, em parceria com o Canal Brasil.

Para assistir, basta sintonizar a TVE no canal 7.1 ou acompanhar pelo streaming no site da TVE. A emissora pública é administrada pelo Departamento de Radiodifusão e Audiovisual da Secretaria de Comunicação (Secom).

Em noite de emoção, filho de Léa Garcia recebe homenagem pela mãe

“Minha mãe morreu no glamour, ela está aqui, por isso eu fiz questão de vir aqui receber essa homenagem por ela. Léa vive!”. Foi com essa frase que Marcelo Garcia iniciou sua manifestação no palco do Palácio dos Festivais em uma noite comovente no 51º Festival de Cinema de Gramado.

Em momento de emoção coletiva, o público presente na sessão aplaudiu de pé Léa Garcia, reverenciando a trajetória e obra da atriz que atravessaria o Tapete Vermelho para receber o Troféu Oscarito ao lado de Laura Cardoso nesta terça-feira. Léa faleceu em Gramado nesta madrugada vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Atendendo a um pedido do filho que acompanhava Léa na cidade e nas programações do Festival desde o último sábado, a homenagem foi mantida para a data e Marcelo recebeu emocionado o Troféu pela carreira da mãe.

Ainda em sua fala no Palácio dos Festivais, ele manifestou que não poderia dormir se não estivesse ali para agradecer o carinho que Léa recebeu desde sua chegada à cidade. “O show não pode parar, ela deixou um legado para muitos artistas, e muitos que estão só começando. Se estivesse neste palco ela diria uma coisa: Não desistam!”, concluiu.

Na homenagem desta noite, Dona Léa teve sua história, com mais de cem produções no currículo, reverenciada. A atriz é referência e inspiração para muitos outros artistas, pois, com suas atuações quebrou barreiras em muitos papéis que interpretou. Só no Festival de Gramado conquistou quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto.

A atriz Laura Cardoso, que dividiria a noite de hoje com Léa recebendo a mesma honraria, será homenageada na sexta-feira, dia 18 de agosto.

Veja também