Home NotíciasGramado RS51º Festival de Cinema de Gramado – 18 de agosto, sexta-feira

51º Festival de Cinema de Gramado – 18 de agosto, sexta-feira

por Redação Onde.ir
Cleiton Thiele - PressPhoto

Curtas-metragens Brasileiros vencedores serão conhecidos hoje

Pela primeira vez, Gramado terá sua premiação em dose dupla. Na noite de hoje, 18 de agosto, serão conhecidos os vencedores dos 12 Kikitos destinados aos Curtas-Metragens Brasileiros. Os 12 filmes exibidos concorrem nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção De Arte, Melhor Desenho De Som, Júri Da Crítica E Júri Popular. A cerimônia será exibida ao vivo, a partir das 20h, no Instagram do Festival de Gramado (@festivaldecinemadegramado).

Já na noite de sábado, 19 de agosto, serão conhecidos os vencedores das mostras de Longas-Metragens Brasileiros, Documentais e Gaúchos. Os longas brasileiros concorrem em 15 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Desenho de Som, Prêmio Especial do Júri, Júri da Crítica e Júri Popular. Os gaúchos, por sua vez, concorrerão aos Kikitos de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção De Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho De Som, Melhor Trilha Musical e Júri Popular. Por fim, os cinco documentários que foram exibidos concorrem ao Kikito de Melhor Filme.

Sexta-feira encerra mostras competitivas e entrega homenagens a Alice Braga, Laura Cardoso e Lucy Barreto

A sexta-feira será o último dia de competição no 51º Festival de Cinema de Gramado. Encerram as projeções das mostras o Longa-Metragem Gaúcho “Hamlet”, de Zeca Brito, e o Longa-Metragem Documental “Luis Fernando Verissimo – O Filme”, da diretora Luzimar Stricher.

A noite ainda reserva as homenagens para as atrizes Lucy Barreto, que receberá o Troféu Eduardo Abelin e Alice Braga, que receberá o Troféu Kikito de Cristal. Além do Troféu Oscarito para Laura Cardoso, reagendada para hoje após a perda repentina de Léa Garcia, na terça (15).

Aconteceu no Festival

Ingrid Guimarães recebeu o Troféu Cidade de Gramado “Essa homenagem é para todos os comediantes”

A zebra venceu. A comediante Ingrid Guimarães finalmente recebeu seu troféu. Ela subiu ao palco do Palácio dos Festivais nesta quinta-feira (17), para receber o Troféu Cidade de Gramado, uma das homenagens desta edição do Festival de Cinema de Gramado.

Radiante pelo reconhecimento, ela repetiu o que disse na coletiva de imprensa nesta tarde e falou sobre a falta de prestígio da comédia em festivais e prêmios do segmento: “Essa homenagem não é pra mim, é pra todo cinema popular brasileiro do qual eu tenho um muito orgulho de ser uma representante. Esse prêmio é muito importante, a comédia é sempre o ‘primo pobre’ da arte, então a gente nunca tá nesses lugares, nessas homenagens. Essa homenagem é para todos os comediantes e especialmente para as mulheres protagonistas comediantes deste país”.

Acompanhada da produtora de elenco Marcela Altberg, da irmã e da mãe, fez reverência à força e representatividade das mulheres destacando a atuação de sua empresária Mari Lobo, que também esteve presente, “por trás de uma mulher que faz sucesso tem sempre outra mulher dando esporro em macho de cinema e essa mulher é a Mari Lobo”. Ela também reverenciou a presença de Laura Cardoso no cinema, que acompanhou a homenagem.

Ingrid aproveitou a ocasião e fez um apelo para que o Projeto de Lei 3.696/2023 que está em tramitação em Brasília e prevê cota de tela para produções audiovisuais brasileiras em cinemas e serviços de TV assinatura seja aprovado: “Eu queria aproveitar esse lugar de fala para pedir encarecidamente que a gente, por favor, assine a cota de telas”.

Antes de descer do palco, ela dedicou a homenagem à mãe, que em uma das premiações em que Ingrid participou e não venceu (de novo) disse que não iria mais às próximas, ‘já que ela não ganhava mesmo’. “Então eu trouxe a minha mãe aqui pra que ela visse que eu não ganhei nenhum prêmio, mas ganhei uma homenagem!”, disse a atriz no Palácio dos Festivais.

Debates abordam figuras e temáticas fundamentais da atualidade

Durante a tarde de ontem (17), “Sobrevivente do Pampa”, longa gaúcho, mostrou a forma com que o bioma e o povo da região estão suscetíveis à degradação promovida por grandes indústrias, impondo a monocultura agrária de forma indiscriminada. A roteirista Rose França apontou a importância de apresentar tal temática no Palácio dos Festivais, com o diretor Rogério Rodrigues acrescentando que tomou contato com suas raízes da região – o avô nasceu no Alegrete – e assim pode sentir o impacto de tais medidas.

A manhã de debates de sexta (18) contou com a presença das equipes dos Curtas-Metragens Brasileiros “Cama Vazia” e “Mãri Hi – A Árvore do Sonho”, assim como de “Anhangabaú”, longa-metragem documental, e “Mussum, O Filmis”, longa-metragem brasileiro.

Em “Mussum, O Filmis” houve um cuidado sobre o modo em que as esquetes seriam reproduzidas, considerando que determinadas abordagens da época de “Os Trapalhões” não são cabíveis de serem recriadas em sua forma original em 2023. A preocupação em trazer uma “verdade cênica” para a tela com a música popular brasileira também foi destaque no encontro. Yuri Marçal contou que fez aulas de samba e Ailton fez de canto. Sobre a condução de Guindane com o elenco, Cacau Protásio destacou a forma com que a abordagem do diretor fazia a equipe estar concentrada e bem informada do que deveria executar em cena. “Silvinho foi e é fundamental para a união de todos nós”, complementou Ailton Graça, intérprete do protagonista.

Questionados sobre o final ser de caráter pedagógico, Mussunzinho, filho de Mussum, comenta que a parte mais ‘Antonio Carlos’ do filme é, justamente, a sua conclusão.

Conexões Gramado Film Market encerra atividades números expressivos

O Conexões Gramado Film Market chega ao seu último dia com resultados para apresentar. Nesta 7ª edição do Conexões Gramado Film Market, foram 126 convidados entre painelistas, players e as duas delegações da Argentina e da Rússia. “Tivemos seis paineis, com o total de 650 inscrições; outras quatro capacitações com 320 inscritos. Nas Conexões Diretas, 529 projetos foram inscritos de 129 empresas nas 84 reuniões, com dez contratos já encaminhados” conta Gisele Hiltl, coordenadora do projeto.

Para este ano, players como Amazon, Bandplay, Circular Media e Wohoo buscavam longa-metragens de ficção em fase de desenvolvimento; aquisição de filmes de curta e longa-metragem, de todos os gêneros, com enfoque na produção de universitários; filmes de ficção com elenco reconhecido, produzidos entre 2019 e 2023; e interesse em todas as propostas criativas que refletem a cultura jovem em seu melhor, respectivamente.

TVE exibe vencedores do Prêmio Assembleia Legislativas de Curtas Gaúchos

A TVE exibe na próxima quarta (24), às 23h, os dois grandes vencedores do 20º  Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas de 2023. Os troféus foram entregues em cerimônia no Palácio dos Festivais, durante o 51º Festival de Cinema de Gramado. Ao todo, foram indicadas 23 obras.

O vencedor de Melhor Filme foi “Concha de Água Doce”, de Lau Azevedo e João Pires. O curta narra história de Ariel, que depois de anos vivendo na capital, retorna para a cidade natal no litoral. Com uma nova identidade de gênero, Ariel tem que lidar com sentimentos que ficaram internalizados por tanto tempo.

Já na categoria Melhor Filme pelo Júri da Crítica o vencedor foi “Centenário da Minha Bisa”, de Cristyelen Ambrozio. O “Centenário da Minha Bisa” segue uma narrativa ficcional entre uma bisneta e sua bisavó a partir de álbuns de fotos de família. À medida que memória e realidade se entrelaçam e se tencionam, a bisavó, apesar de já falecida, se mantém presente na materialidade dos registros.

O programa também pode ser acompanhado no site tve.com.br e no sábado (26), às 21h.

Confira a lista completa dos vencedores:

  • Melhor Filme – “Concha de Água Doce”, de Lau Azevedo e João Pires
  • Melhor Direção – Fernanda Reis e Gabriel Faccini, por “Sabão Líquido”
  • Melhor Ator – Aren Gallo, por “Concha de Água Doce”
  • Melhor Atriz – Denizeli Cardoso e Gabriela Greco (esta última que também está no elenco de um longa gaúcho selecionado para a competição, *O Acidente”), por “Colapso”
  • Melhor Roteiro – Ellen Correa, por “O Tempo”
  • Melhor Fotografia – Mari Moraga, por “Fiar o Vento”
  • Melhor Montagem – André Berzagui, por “Messi”
  • Melhor Direção de Arte – Vanessa Rodrigues e Richard Tavares, por “Colapso”
  • Melhor Trilha Sonora – Gabriel Araújo, Nina Fola e Malyck Badu, por “O Tempo”
  • Melhor Desenho de Som – Ana Ambrosano e Mari do Prado, por “Carcinização”
  • Melhor Produção Executiva – Pam Hauber e Edu Rabin, por “Nau”
  • Melhor Filme pelo Júri da Crítica (ACCIRS) – “Centenário da Minha Bisa”, de Cristyelen Ambrozio

Palácio dos Festivais recebe placa em celebração aos 125 anos do Cinema Brasileiro

A partir de amanhã (19), o Palácio dos Festivais vai ficar mais preenchido: uma placa em homenagem aos 125 anos do Cinema Brasileiro será descerrada no local. A data alusiva escolhida para a comemoração é no dia 19 de junho, já que em 1898 os irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto realizaram gravações da Baía de Guanabara. Embora não exista registro desse material, eles são considerados os primeiros cineastas do país e a data é reconhecida, até hoje, como o Dia do Cinema Brasileiro.

PROGRAMAÇÃO

18 DE AGOSTO DE 2023 (SEXTA-FEIRA)

14h | Palácio dos Festivais
Mostra competitiva
Hamlet, de Zeca Brito, 77’

16h | SALA DE DEBATES: Debates Mostra de Longas-Metragens Gaúchos

17h | ABERTURA DO TAPETE VERMELHO

17h30 | Palácio dos Festivais

Troféu Eduardo Abelin | Entrega do Troféu Eduardo Abelin a Lucy Barreto

Kikito de Cristal | Entrega do Kikito de Cristal para Alice Braga

Mostra Competitiva
Luis Fernando Verissimode Luzimar Stricher, 120’

21h| CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Entrega dos Kikitos para a mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros
Local: Palácio dos Festivais

19 DE AGOSTO DE 2023 (SÁBADO)

10h | SALA DE DEBATES: Debates do filme em competição da noite anterior

20h | Premiação – Entrega dos Kikitos
Entrega dos Kikitos para as mostras competitivas de longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos
Local: Palácio dos Festivais

Veja também