Home NotíciasNova Petrópolis51ª Festa do Figo acontece neste fim de semana em Nova Petrópolis

51ª Festa do Figo acontece neste fim de semana em Nova Petrópolis

Maior evento do interior do Município celebra a agricultura familiar e o trabalho dos agricultores

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

A 51ª Festa do Figo de Nova Petrópolis ocorre neste fim de semana, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil, localizada na ERS-235, Km 14, com entrada e estacionamento gratuitos. O evento celebra e valoriza o trabalho dos agricultores que cultivam a fruta produzida em maior escala no Município. As comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe, ambas situadas ao longo da ERS-235, realizam anualmente, de forma alternada, o evento de maneira voluntária. A festa é considerada o maior evento do interior do Município e integra a programação oficial do Verão no Jardim da Serra Gaúcha.

A 51ª Festa do Figo de Nova Petrópolis contará com feira de expositores; atrações culturais; festival de bandas; almoço típico; exposição e comercialização de figo e outras frutas in natura; variados produtos à base figo; produtos coloniais; cucas feitas na hora, no forno à lenha; chopp; feira de máquinas e implementos agrícolas, bandinha típica, pedal, e muito mais.

Nos dois dias do evento haverá almoço típico, com tradicional churrasco servido à mesa, com carne bovina, suína, frango e salsichão, além de maionese e saladas diversas. O cartão para almoço poderá ser adquirido na hora ao valor de R$ 65,00.

As soberanas da 51ª Festa do Figo, Rainha Sophia Zang e Princesas Emanuelli Thomassoni Bino e Manuela Wedig, estarão recebendo o público durante a festa, celebrando a cultura e a tradição do evento, além de compartilhar momentos especiais com os visitantes e participar das diversas atrações.

Em 2026, o evento contará com uma novidade: o Pedal da Festa do Figo, que ocorre no domingo, 1º de fevereiro. O ponto de encontro será na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil, às 7h30, onde haverá café da manhã, e largada prevista para às 9h. O pedal percorrerá a ERS-235, em um trajeto de 25 Km, com 500m de elevação acumulada. Haverá seguro atleta, trajetória demarcada e carro de apoio. Para participar do pedal, a inscrição deve ser realizada até 29 de janeiro, pelo link: https://www.bikedosul.com.br/evento?pedal-da-51-festa-do-figo&id=292.

A abertura oficial do evento ocorre no sábado, 31 de janeiro, às 10h30, com a presença das soberanas e autoridades Municipais e Estaduais. Após, às 12h, será servido o almoço e, às 14h, acontece a Premiação dos Expositores. À tarde, a programação segue com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein de Nova Petrópolis, Cleiton Borges e Banda e Acústico Jorge Flores.

No domingo, 1º de fevereiro, a programação inicia às 9h, com o Pedal da Festa do Figo. Em seguida, às 10h, ocorre o Culto Ecumênico, e às 11h15 será servido o almoço típico. Após, às 14h, tem início o Festival de Bandas, com a apresentação da Banda Tchê Guri e Banda Bom Baile no palco externo e apresentação da Banda 10 e Rogério Magrão e Banda no palco interno.

Segundo o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Eduardo Seefeld, os preparativos para a 51ª Festa do Figo ocorrem de forma intensa. “O evento contará com 52 expositores que irão comercializar diversos produtos e 350 expositores de figo e outras frutas. Durante os dois dias de festa, esperamos cerca de 18 mil pessoas. O evento contará com diversas atrações e diversão, garantindo o sucesso de mais uma edição da maior festa do interior de Nova Petrópolis, que, neste ano, conta com 240 voluntários envolvidos”, destaca Seefeld.

Para a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Denise Maltoni Bino, a Festa do Figo representa a força do interior, do trabalho incansável dos agricultores e da identidade de uma comunidade que valoriza suas raízes.

“O figo é símbolo de dedicação, de conhecimento passado de geração em geração e de uma atividade agrícola que movimenta a economia local, gerando renda e fomentando a sucessão familiar. A Festa do Figo é um momento de encontro entre o campo e a cidade, onde tradição, cultura e agricultura caminham juntas”, afirma a secretária Denise.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, ressalta a importância da Festa do Figo para o Município. “A Festa do Figo é um dos eventos mais tradicionais de Nova Petrópolis e representa o orgulho do nosso interior, valorizando o trabalho dos agricultores, o voluntariado e a força das comunidades. Além de movimentar a economia local, a festa preserva a cultura, as tradições e fortalece o sentimento de pertencimento da nossa população. Convidamos moradores e visitantes a prestigiarem esse grande evento, que traduz a essência da nossa cidade”, destaca o prefeito.

Veja também