O curador do Festival de Gramado, Marcos Santuario, esteve presente na entrega dos Prêmios Platino no último sábado (20), no México. Durante o encontro, Santuario pontuou a força da produção iberoamericana e a relação de Gramado com o cenário internacional.
“Minha participação nos Prêmios Platino 2024 é a continuação de uma relação que vem se estabelecendo há algum tempo com o universo cinematográfico da América Latina e da Iberoamérica. Aqui, esse ano, eu estive em contato com duas personalidades homenageadas em Gramado, Cecília Roth e Alice Braga. Cecília foi homenageada aqui também, então a minha presença trouxe a ela de novo a lembrança de Gramado, que ela reverenciou guardar com carinho. E ter uma atriz brasileira como a Alice entregando o prêmio principal é um reconhecimento ao trabalho dessa importante artista”, afirmou. Ambas receberam o Kikito de Cristal, Cecília em 2016 e Alice em 2023.
Santuario também reforçou a importância de solidificar conexões: “É o momento de estabelecer relações entre esse universo e o Festival de Gramado, nesse desejo que temos de internacionalização cada vez maior, é fundamental que, de alguma maneira, estejamos presentes”.
“Sociedade da Neve”, coprodução Uruguai, Argentina e Espanha, foi o grande vencedor, com seis prêmios. O curador de Gramado relembra a presença de premiados com o Kikito no longa do diretor J.A. Bayona: “Tive a oportunidade de ver atores que já estiveram em Gramado, em produções anteriores, e isso renova esse momento de encontro e de fortalecimento das relações ibero-americanas no cinema”.
Abril também contou com presença em evento no Rio de Janeiro
No dia 11 de abril, representantes do Festival de Gramado participaram do primeiro Festival Acontece, realizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes grandes nomes do mercado do audiovisual para discutir sobre o impacto social e comercial do conteúdo, tecnologias, inteligência artificial entre vários outros temas, distribuídos em painéis. A comitiva ainda foi convidada a conhecer os estúdios da novela “No Rancho Fundo”, nova trama que ocupa o horário das 18h na emissora carioca.
“Foi um evento direcionado para o mercado, onde o Festival de Gramado tem espaço importante, e pudemos discutir o presente e o futuro das produções brasileiras, passando pelas parcerias, tendências do mercado, além de debater séries, abordando novas narrativas, plataformas e o uso de tecnologias. Tivemos muitas trocas, conexões e contatos para a realização do Festival deste ano que deve apresentar novidades”, afirmou Tatiana Ferreira, diretora de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade. O engenheiro Raphael Almeida também esteve presente.
A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.