A comunidade gramadense foi até o Expogramado nesta quarta-feira (30) para uma iniciativa que salva vidas: doar sangue. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) veio até o município para realizar uma ação de coleta itinerante, o que permite que os gramadenses possam realizar a doação sem sair do município. O resultado foram 113 bolsas de sangue coletadas em um único dia.
Essa coleta itinerante permite que os moradores de Gramado realizem doações sem precisar se deslocar até Caxias do Sul, tornando o ato mais acessível e prático. “Sabemos que a logística para ir até Caxias é complicada, então viemos até os municípios para facilitar as doações e manter nossos estoques em níveis ideais,” explica Fábio Fioreze Almansa, enfermeiro do Hemocs. “Os resultados são sempre muito positivos, e a população de Gramado é muito participativa e interessada em ajudar.”
A diretora da Vigilância em Saúde de Gramado, Flávia Oliveira, destaca que a divulgação das datas de coleta é feita pelas redes sociais da Prefeitura, e devido à grande adesão, é necessário limitar o número de doadores em cada ação. “A resposta dos gramadenses é sempre muito satisfatória. Em novembro teremos mais um dia de coleta de sangue, e em breve anunciaremos as datas e o processo de inscrição para quem quiser participar,” adianta Flávia.
A iniciativa mostrou o engajamento da população de Gramado com a saúde e bem-estar da comunidade. A Secretaria da Saúde de Gramado agradece a todos os colaboradores e doadores que tornaram possível esse importante resultado.