domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasNova PetrópolisAdministração Municipal desapropria antiga fábrica da Paquetá

Administração Municipal desapropria antiga fábrica da Paquetá

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, assinou na quinta-feira, 11 de janeiro, o decreto de desapropriação do imóvel onde está situada a antiga fábrica da Paquetá, no bairro Pousada da Neve. O imóvel de 18.728,88 metros quadrados, sendo mais de 5,5 metros quadrados de área construída, teve valor fixado em R$ 6.304.205,36, que serão pagos pelo Município com recursos próprios.

De acordo com o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann, a nova área abre uma série de possibilidades para a Prefeitura, tanto através do uso das instalações já existentes quanto para construção de prédios públicos nos espaços não edificados.

“Importantes espaços que Nova Petrópolis possui hoje, como o Parque Aldeia do Imigrante e o Ninho das Águias, só existem porque um dia os prefeitos tiveram a coragem de adquirir essas áreas. E seguimos com essa política, pois temos a convicção de que no futuro esses investimentos se mostrarão extremamente relevantes ao Município”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Ainda conforme o prefeito, além de estar na área central de um dos bairros mais populosos, o imóvel apresenta características que tornam a desapropriação ainda mais significativa. “Não existe em Nova Petrópolis uma outra área como essa para aquisição”, afirma.

De acordo com o secretário de Administração, Bruno Seger, em 2014 a mesma área foi oferecida ao Poder Público para venda, pelo valor de R$ 11.130.000,00. “A desapropriação mostra-se um negócio extremamente vantajoso”, avalia o secretário.

O pavilhão principal da antiga fábrica mede 5.220 metros quadrados e uma parte dele já é usada para guardar bens públicos do Município. Além disso, o pátio é utilizado como estacionamento da frota de ônibus escolares. Em troca, a empresa Paquetá foi isenta do pagamento de IPTU e da Taxa de Recolhimento de Lixo.

Ampliar o patrimônio municipal

Essa é a terceira ação de investimentos da gestão Darlei e Martim em imóveis. Antes da área da antiga fábrica da Paquetá, já havia sido adquirido o atual prédio da Prefeitura, então de propriedade do Banco do Brasil, e feita a desapropriação de uma área de 3,3 hectares da Cooperativa Piá no Pinhal Alto. “Fazia muitos anos que o Município não investia em novas áreas”, finaliza o prefeito Darlei.

Fonte|Foto: Prefeitura de Nova Petrópolis |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque