domingo, 21 abr 2024 08:05:47
InícioNotíciasGeraisAlta temporada na Serra Gaúcha: Complexo Enoturístico Casa Valduga é parada obrigatória...

Alta temporada na Serra Gaúcha: Complexo Enoturístico Casa Valduga é parada obrigatória para amantes de vinho

É com a chegada do inverno que as buscas por passeios turísticos que envolvem a degustação de vinhos crescem. O enoturismo, nome dado a este tipo de passeio, tem a alta temporada, principalmente no Sul do Brasil, nos meses entre junho e agosto – e o Complexo Enoturístico Casa Valduga, que anualmente recebe 150 mil visitantes, é parada obrigatória para quem passa pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

A Casa Valduga, marca do Grupo Famiglia Valduga, premiada e reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes, foi a pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos. A região, que abrange os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram em 1875.

Iniciado em 1992, o Complexo Enoturístico Casa Valduga é um destino imperdível para os amantes de vinho e para todos aqueles que desejam explorar o universo da vitivinicultura. O local oferece uma verdadeira imersão no mundo da uva e do vinho com passeios e experiências que aproximam os visitantes do dia a dia da vinícola. Além de serem recebidos por paisagens exuberantes e naturais, o Complexo possui ampla variedade de atividades, com experiências únicas, que variam de duas a quatro horas de imersão. Todos os passeios devem ser reservados com antecedência, pois costumam esgotar rapidamente com a proximidade das datas e todas as informações estão disponíveis no site de Casa Valduga. Conheça as experiências disponíveis no Complexo Enoturístico de Casa Valduga abaixo:

Tour Famiglia Valduga 

Com duração de aproximadamente duas horas, durante este passeio é possível conhecer toda a trajetória da Famiglia, que saiu da Itália em 1875 e se instalou no Sul do Brasil. Com o acompanhamento e condução de um especialista, uma apresentação cheia de conteúdo e cultura do vinho é feita aos visitantes de forma leve e dinâmica. Neste passeio, são percorridos espaços como cave dos vinhos tintos, cave de espumantes, caves das barricas de carvalho e área de envase e rotulagem. Nesta experiência são degustados cinco rótulos e o visitante leva para casa uma taça de cristal exclusiva com a marca de Casa Valduga.

Wine Experience 

O passeio tem início nas instalações da vinícola, onde os visitantes são acompanhados por um especialista experiente na área. Ao longo do tour, são explorados diferentes ambientes da elaboração de vinhos e espumantes, proporcionando uma visão abrangente de todas as fases de elaboração das bebidas. Em seguida, será a parte da degustação, no qual os participantes podem provar rótulos que estão em diferentes etapas do processo de elaboração. Primeiro, ainda em fase de elaboração, o vinho base para espumante, vinho branco e vinho tinto são extraídos diretamente dos tanques de aço inox. Depois, em fase de maturação, o vinho tinto é extraído diretamente da barrica de carvalho e, para finalizar, são degustados rótulos de espumantes em diferentes evoluções e um vinho tinto.

Seleção do Enólogo 

Com duração aproximada de 3h30, essa jornada envolvente é um convite para apreciar a excelência dos vinhos de Casa Valduga. Guiados por um enólogo experiente, os participantes são conduzidos por um ambiente exclusivo, onde terão a chance de degustar seis rótulos cuidadosamente selecionados. Para tornar essa experiência ainda mais especial, uma tábua de acompanhamentos selecionados é oferecida aos visitantes. Cada item é escolhido para complementar e realçar os sabores dos vinhos, criando uma harmonia perfeita.

Singolare 

Esta é uma experiência verdadeiramente especial e única, pois oferece a oportunidade de participar ativamente da elaboração de um rótulo exclusivo, criado pelos próprios participantes. Nesta vivência enriquecedora e com uma abordagem mais profunda, os processos de elaboração são explorados na companhia de um profissional, permitindo que os visitantes compreendam cada etapa e a importância delas nas características do vinho final. Depois da teoria, vem o momento tão esperado de colocar em prática tudo o que foi aprendido. Na sala de criação, que é especialmente preparada, são disponibilizadas três barricas de carvalho, cada uma contendo vinhos únicos e distintos. Todos podem explorar os aromas, sabores e nuances de cada opção e escolher qual será sua preferência para ser engarrafado com um rótulo personalizado.

Tour do Espumante Brasileiro 

Durante o passeio, os visitantes conhecerão as origens dos espumantes, sua trajetória e os principais métodos de elaboração, evidenciando todo o potencial e a versatilidade da bebida. Para experimentar todos os seus sabores e peculiaridades, no momento de degustação, são oferecidos seis rótulos emblemáticos de Casa Valduga.

Tour Sensações 

Como o nome sugere, os visitantes são convidados a embarcar em uma jornada de sensações incríveis com a combinação perfeita dos três mundos: vinhos, queijos e chocolates. Vinhos brancos, tintos e espumantes são combinados com queijos clássicos e chocolates artesanais, selecionados especialmente para criar uma experiência sensorial verdadeiramente única e surpreendente. Para quem quer ir além, outra experiência pode ser a harmonização, na qual os amantes da boa gastronomia podem desfrutar de pratos cuidadosamente elaborados no Maria Valduga, um dos restaurantes italianos mais renomados da região, com vinhos selecionados.

Dentre outras atividades, o Complexo também oferece cursos para quem deseja aprofundar seus conhecimentos com especialistas no assunto. E para tornar a experiência ainda mais completa, as Pousadas do Complexo Enoturístico de Casa Valduga são o refúgio perfeito para os amantes do vinho e da natureza. Localizadas no coração do Vale dos Vinhedos, oferecem uma estadia acolhedora em meio aos vinhedos e à beleza da paisagem.

São cinco opções de pousadas: Storia, Gran, Identidade, Leopoldina, Raízes e a 130, inaugurada recentemente – luxuosa e vertical, tem uma acomodação por andar e vista para os vinhedos. Ao final da visita, é possível adquirir vinhos e espumantes na Enoboutique e levar para casa um pouco do sabor dessa experiência enoturística.

Passeios Brewine Leopoldina 

Como um plus, para quem também é fã de cerveja, a Brewine Leopoldina, marca pertencente ao Grupo Famiglia Valduga e que tem como premissa a união dos mundos da cerveja e do vinho, oferece experiências únicas. Combinados com a tradição vitivinícola, os passeios oferecem imersão nos processos de elaboração das cervejas, que são elaboradas minuciosamente. Os visitantes têm a oportunidade de escolher entre diversas experiências, incluindo tours pelas dependências da fábrica, degustações e jantares harmonizados. Os passeios possuem duração variável, com opções que vão de 20 minutos a 3 horas, para atender às preferências e disponibilidade dos visitantes. Mais informações no site da Brewine Leopoldina.

Fonte|Foto: Agência PUB |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque