A edição 2024 do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado traz as respostas que o varejo brasileiro de calçado está procurando para ter mais eficiência e maior lucratividade. Mais do que nunca o SICC será a principal plataforma de negócios setorial do ano, visto o credenciamento de lojistas e de importadores marcando suas presenças na feira. E para dar suporte a esta escolha e apontar caminhos para o crescimento sustentável foi elaborada uma grade robusta nos conteúdos do eMerkator Talks. “Todos os nossos conteúdos estão interligados em torno das questões que detectamos junto aos lojistas, traduzindo a percepção atual do mercado”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora do SICC. Ela fecha seu raciocínio, acrescentando que o varejo quer entregas de resultados. “Nossas palestras estão nesta direção. São falas para inspirar o lojista especialmente da porta de sua loja para dentro com temas certeiros como venda, resultado, negócio e estratégia”, sublinha Roberta Pletsch. O SICC acontece de 14 a 16 de maio, de terça-feira a quinta-feira, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).
Entre as diversas palestras da feira, muitas inspirações vão começar logo nas primeiras horas no pavilhão do Serra Park. Depois de três palestrantes, abertura oficial da 31º edição do SICC, Coletiva de Imprensa, a XP Investimentos que traz ao palco do eMerkator Talks, Renato Sarreta com o conteúdo “Estratégias para potencializar o fluxo de caixas de sua empresa”, no dia 14 de maio, às 17h. Já às 18h deste primeiro dia de feira, o empresário Roberta Argenta com a chancela de Calçados Beira Rio traz o tema “Os frutos do trabalho”.
O segundo dia do SICC, 15 de maio, será trepidante, tanto nos corredores como no auditório de conteúdos. Entre as palestras, às 11h, com apoio do Grupo Boticário, Thiago Spiess Stauffer conversa sobre o “Varejo do futuro: tecnologias, experiências e inteligência artificial. Você está preparado para estar sempre inovando?”. Logo em seguida, no início da tarde, às 13h, Adrielle Moreira e Elder Terci falam “Como começar a vender moda no Marketplace Amazon, trazidos pela YAV e Anymarket. Uma hora mais tarde, às 14h Linx Stone Co, vem com Guga Shiffino que apresenta “Insights NRF NY para o setor calçadista 2024. Às 15h, desta mesma quarta-feira, Cora do Prado Coelho, revela “Case Renner: como escalar vendas do seu negócio utilizando o canal marketplace”, também a convite da YAV e Anymrket. Para finalizar este dia cheio de informações e reflexões, entra em cena Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator. Com a fala “Vamo que Vamo: o poder do relacionamento”.
E na quinta-feira, dia 16 de maio, o palco continua movimentado. Confira na programação no link www.sicc.com.br/emerkatortalks
Conheça um pouco dos nossos palestrantes
Ao todo, nos três dias de feira, o palco do eMerkator Talks vai receber 15 palestrantes. São eles:
Adrielle Moreira e Welder Terci são gerentes de contas estratégicas no Marketplace de Moda da Amazon Brasil e são responsáveis por trazer e ajudar os lojistas a iniciarem suas vendas na Amazon através de insights e gestão do portfolio de produtos, combinado com os pilares de crescimento do negócio. Adrielle conta com 5 anos de experiência no canal de Marketplace e já passou por empresas como Ambev e Grupo Boticário. Welder também conta com 5 anos de experiência no mercado digital, tendo passado por empresas como Accenture e Pinterest.
Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos. Turismóloga, especialista em Marketing. Vive o setor de calçados e a área de eventos, há 20 anos. Lidera a promotora, seguindo os passos do seu pai, Frederico Pletsch, com muito entusiasmo e paixão. Além do desafio de ser empreendedora, a Beta para quem não sabe é apaixonada por beach tennis, família, praia e muito sol.
Andecler Trevizan, head de negócios de Crédito na Stone. Especialista no Mercado Financeiro atuou em instituições renomadas como Santander, Banco Votorantim e Citibank. Sua experiência abrange a gestão estratégica e operacional em áreas-chave, incluindo Riscos de Crédito, BackOffice e Produtos como Crédito, Consignado, Câmbio, Trade Finance e Trade Services.
Daniel Mendez é diretor Executivo da Linx (Stone Co) e responsável pela área de Produtos da unidade Retail. Graduado em Engenharia de Software e Pós-Graduado em Tecnologia para Negócios, possui mais de 20 anos de experiência na área de produto e tecnologia.
Fernanda Lemes é especialista em negócios e RH Estratégico, com mais de duas décadas colecionando experiências incríveis no varejo, através de grandes empresas – Pernambucanas, Sapati, a 1ª loja laboratório do País, Setadigital | Linx, Wealth Systems | TOTVS. Palestrante e Fundadora da FLUIR Talentos Humanos que tem como propósito incentivar as pessoas a pensar e agir com atitude de dono!
Mariana Ostjen é publicitária, especialista em marketing estratégico e marketing digital. Soma 16 anos de carreira na área da comunicação e atua como Gerente de Marketing há 10 anos na Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC e da Zero Grau. Acredita no poder de uma comunicação humanizada e direciona seu olhar as áreas de experiência, branding e comportamento.
Guga Shiffino, diretor StoneCo, empreende desde os 16, na venda porta a porta, alcançou a primeira loja aos 19 anos. Fundou o Pier X, o primeiro Marketplace phygital do Brasil, premiado com a Medalha de Ouro em Inovação pela Abrasce em 2019. Atuou no Grupo 4all, como Head de Transformação Digital, destacou-se na criação do QuiQ em parceria com grandes operadores de food service. Além disso, é membro ativo da ABF e CDL/SPC, exercendo funções relevantes em ambas as entidades, e participou de mais de 30 missões empresariais em 6 países, incluindo palestras na Espanha e Portugal, e destaque em eventos como a Convenção Ipiranga de 85 anos.
Nathan Polette é executivo comercial na Linx / Stone Co. Formado em Tecnologia e Desenvolvimento de sistemas, atuou principalmente com projetos de implantação de soluções especialistas para o varejo calçadista, desde a adoção de novos processos até a ativação em lojas e franquias.
Katia Duarte Coelho Gonçalves, cool hunter de Moda Infantil com 25 anos de experiência no mercado Content Creator do Pop Pop. Mentora criativa de marcas infantis. É socióloga/antropóloga (em formação).
Marcelo Rocha é formado em Marketing, representante comercial de calçados nos Estados de Goiás, Distrito Federal e Tocantins desde 1996. Detentor do Troféu Garra de Ouro em julho de 2006 criou o sistema Vendas em Células, onde o vendedor tem todo o suporte da empresa para trabalhar. Criou o podcast Vendedor de Valor, onde conversa com autoridades do mundo dos negócios.
Renato Sarreta é sócio head comercial regional XP, economista e planejador financeiro.
Cora do Prado Coelho, marketplace manager Renner, graduada em Marketing, com 12 anos de experiência em canais digitais com foco na área comercial e vivências em 1p e 3p. Atuou em grandes varejistas do mercado e atualmente é responsável por toda área comercial do Marketplace da Renner, com foco no desenvolvimento de calçados e beleza.
Roberto Argenta nasceu em Gramado, é empresário de visão humanista e homem de ação. Até os 11 anos trabalhou na roça com seus pais, dos 11 aos 18 anos estudou no seminário São José em Gravataí (RS), formou-se em Ciências Contábeis pela UFRGS (Porto Alegre/RS), e atuou em várias empresas na capital, nas áreas financeira e de auditoria contábil.
Há 48 anos, na cidade de Igrejinha (RS), ele iniciou, a empresa Calçados Beira Rio S.A., que produz as marcas Beira Rio, Vizzano, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta e BR Sport. A companhia é um dos maiores players calçadistas (sustentáveis) do Brasil e do mundo, exportando para mais de 100 países. Incentivador do empreendedorismo e do protagonismo profissional, Roberto Argenta leva sua visão liderística para outros negócios, em setores como educação, turismo, hotelaria, gastronomia e agricultura. Participa ativamente do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, onde estão localizados a Antonio Meneghetti Faculdade, o Hotel Recanto Business Center, o Resort Termas Romanas, além do plantio de oliveiras e da fábrica de azeite de oliva. Na palestra “Os frutos do trabalho”, ele destaca que capitalizar o conhecimento, através da inteligência de seus colaboradores e que saber servir ao cliente são condutas cruciais à perpetuação de todo negócio.
Thiago Stauffer é CIO – head of innovation da Equipa Group e Sócio da VIG Brasil. Vice Presidente de Inovação, Tecnologia e Startups do Popai Brasil Shop!
Co-autor do Livro Alta Gestão – Histórias de Sucesso Vol IV e um dos embaixadores da Divina Academia Francesa de Artes Letras.
Atua há quase 20 anos nos ramos de tecnologia e inovação e é entusiasta do conceito OmniMood e do Retailment que leva o entretenimento e experiência digital para o mundo físico. Dirigiu também cenografia digital e videografismos para espetáculos e shows, como Rock in Rio, SamBra 100 anos de Samba, Cazuza O Musical, Gilberto Gil, Docs Teatrais 60 Década de Arromba e 70 Divino Maravilhoso, Projeção mapeada no Cristo Redentor e muitos outros.
É responsável por diversos cases de inovações tecnológicas, além de criação de experiências entre consumidor, varejo e indústria. Cases com L’Oréal, Unilever, Johnson & Johnson, Red Bull, Drogaria Venancio, Vigor, Technos, O Boticário, Drogaria Del Pueblo, Heineken, Grupo Petrópolis, Pierre Fabre, Hyperapharma, Theatro Claro, Cidade das Artes, Reserva e outras marcas.Assinou projetos conceitos e de experiência, na Mega Store da Drogaria Venancio, no Rio de Janeiro, da Drogaria Globo, no Piauí e da Drogaria Del Pueblo, na Argentina e das novas lojas Pernambucanas. Ganhador de diversos Prêmios POPAI de Inovação e tecnologia, como a Geladeira do Futuro da Vigor.
A programação completa com os dias e horários de cada palestrante está neste link: www.sicc.com.br/emerkatortalks