Home NotíciasCanela RSAssinado Termo de Início das obras do novo complexo do Caps, no bairro Canelinha

Assinado Termo de Início das obras do novo complexo do Caps, no bairro Canelinha

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Canela

O bairro Canelinha receberá uma nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O Termo de Início das obras foi assinado nesta sexta-feira, dia 13, pelo prefeito de Canela, Gilberto Cezar, que esteve no local acompanhado pela equipe técnica da Coordenadoria e Planejamento de Projetos da Secretaria de Obras e do secretário da Saúde, Jean Spall. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde.

O novo Caps abrangerá uma área de 608,16 m², situada na Avenida Cônego João Marchesi, nº 700, no mesmo terreno que já abriga a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Canelinha. Na assinatura do termo, o chefe do Executivo canelense ressaltou que a obra é um marco importante para a cidade. “Um prédio que vai ter mais de 600 metros quadrados e poderá abrigar muito melhor os pacientes e prestar um atendimento mais qualificado para as pessoas que precisam de auxílio psicossocial. Nesta área, nós também temos previsão de mais investimentos, com mais cidadania para a comunidade”, adianta o prefeito.

Gilberto acrescentou, ainda, que a obra tem previsão de ser concluída até março de 2026. “A empresa que ganhou a licitação vai começar de pronto e esperamos que nos próximos meses, com a fiscalização e o acompanhamento do contrato, tudo transcorra da forma correta para entregarmos rápido essa conquista para nossa comunidade”, conclui.
O espaço contará com ampla infraestrutura que possibilitará atendimento psicológico e social para pacientes de todas as faixas etárias, formando um grande complexo de Saúde e Assistência Social no bairro. O valor licitado da obra é de R$ 2.108,406,00 e a empresa responsável pela execução da construção será a Doltevi Construtora Ltda.

Conforme o projeto, o novo prédio da instituição contará com salas de atendimento individualizado, salas de atividades coletivas, espaços de convivência, farmácia, posto de enfermagem, sala de medicação, além de espaços administrativos.

O novo Centro de Atendimento psicológico está enquadrado pelo Ministério da Saúde como Caps I, atendendo a municípios ou regiões de saúde com população acima de 15 mil habitantes. E atenderá pessoas de todas as faixas etárias que apresentem prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

O secretário de Saúde também destacou a importância da nova estrutura e o engajamento da gestão municipal com os projetos de melhorias em andamento no município. “É um compromisso nosso com a cidadania e com as pessoas da nossa cidade, com o bem-estar e a saúde delas”, finaliza.

Veja também