Na sessão ordinária desta segunda-feira, 1º de setembro, a Câmara Municipal de Gramado deu início à tramitação de uma pauta diversificada, que reúne propostas do Executivo e do Legislativo, além de indicações e pedidos de providência que refletem as necessidades da comunidade. Ao todo, começaram a ser analisados um Projeto de Lei Ordinária (PLO), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), seis Moções (MOC) e três Emendas (EME) a projetos de lei já em tramitação. Também foram encaminhadas ao Executivo duas Indicações (IND) e dois Pedidos de Providência (PRO).
Entre as matérias, destaca-se o PLO 72/2025, que estabelece as orientações para a elaboração do orçamento municipal de 2026. O projeto é fundamental para definir prioridades e garantir que recursos públicos sejam destinados de forma planejada a áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.
Já o PDL 04/2025 concede ao Sr. Benno a Medalha Farroupilha, em reconhecimento à sua trajetória dedicada ao fortalecimento da cultura gaúcha, à valorização da educação e ao desenvolvimento social e cultural de Gramado.
Na ordem do dia também constaram moções de reconhecimento protocoladas pela Mesa Diretora, em homenagem a Mariana Prochsch Caberlon, Enzo Rodrigues Haack, Gabriela Thoen Krause, Gabriela Zanotti de Azevedo e Tarlis Tomasini, por sua dedicação à preservação e promoção das tradições gaúchas. O vereador Ike Koetz ainda apresentou a MOC 24/2025, que celebra os 25 anos do Restaurante Casa Di Pietro, ícone da gastronomia local e importante apoiador da cultura e da hospitalidade gramadense.
O Legislativo analisará também três emendas: a EME 02/2025, que cria o Prêmio Jovem Inovador para incentivar iniciativas empreendedoras e criativas da juventude; a EME 03/2025, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente; e a EME 04/2025, de caráter supressivo, que ajusta a redação do Projeto de Lei Legislativo nº 029/2025, garantindo técnica legislativa adequada.
As indicações e pedidos de providência reforçam o olhar atento dos vereadores às demandas do dia a dia da população. O vereador Pedro Lazaretti apresentou a IND 53/2025, sugerindo a implantação de uma faixa de segurança na Rua Augusto Bordin, no Bairro Floresta. Já a vereadora Profª Denise protocolou a IND 54/2025, pedindo a instalação de iluminação na pracinha e no campo esportivo ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Vila do Sol.
No campo dos pedidos de providência, o vereador Ike Koetz apresentou o PRO 136/2025, solicitando a repintura da faixa de pedestres na Rua Tristão de Oliveira, reforçando a segurança no trânsito local. Também de autoria da vereadora Profª Denise, o PRO 137/2025 pede melhorias nas escadarias próximas à EMEF Nossa Senhora de Fátima, com reparos, corrimãos e iluminação, a fim de garantir mais segurança e acessibilidade aos moradores.