Quatro histórias inspiradoras se cruzaram na noite de terça-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores de Gramado. O Legislativo entregou menção honrosa para mulheres empreendedoras com representação no município. Cada bancada partidária fez uma indicação: o PSDB entregou a distinção para Margarete Tibes Tegner, os Progressistas para Jéssica Cavichion, o Partido dos Trabalhadores para Néllys Corrêa, e o MDB para Manoela da Costa Moschem – que em virtude de viagem, teve a distinção recebida pelo seu esposo Evandro Moschem.
Confira o histórico de cada homenageada:
Margarete Tibes Tegner
Margarete Tibes Tegner abriu seu primeiro CNPJ em 2008. Desde então, considera os últimos anos os de maior superação em sua vida. No início da trajetória de empreendedora, teve um problema grave de saúde e precisou de várias intervenções cirúrgicas. Mesmo diante de diversas dificuldades, inclusive financeira em virtude dos gastos com saúde, surgiu a oportunidade de abrir uma floricultura dentro do mercado Rissul. Margarete conseguiu um financiamento bancário, com nome negativado e tudo, e conseguiu inaugurar a floricultura.
Ela inda usava bolsinha de dreno, mas nada tirou a sua força e sua fé em Deus. Como sempre fazia trabalho extra nos eventos de Natal, Maurício Brock a chamou, sabendo da sua situação, para criar alguma coisa para vender dentro dos eventos e, assim, a ajudar com as despesas médicas. Margarete pensou em várias opções e teve a grande ideia de vender chocolate quente. As vendas foram um sucesso e, naquele ano, vendeu mais de 10 mil chocolates, levando em térmicas para comercializar durante os eventos.
A empreendedora ficou 8 anos com a floricultura, e por problemas de saúde teve que vender. Neste período, trocou sua casa por um caminhão, e lembra que esse foi um passo muito difícil, pois em 2 anos acumulou muitas dívidas. O tempo passou e conseguiu trocar o caminhão por um restaurante no Centro de Gramado, em um dos melhores pontos comerciais do município.
Marga relembra que não sabia nada de restaurante e aprendeu, adquiriu experiência e, assim, teve 6 anos de muito trabalho com o novo negócio. Sempre com a família unida, remando no mesmo barco. Neste período surgiu a oportunidade de adquirir um ponto comercial no Largo da Borges e, mais uma vez, com muita coragem e vontade de crescer, arriscou abrindo uma loja de moda masculina. Ela considera essa aposta em uma das mais importantes, pois hoje a loja é um sucesso! O restaurante foi vendido e na sequência Marga comprou uma mini confeitaria, onde trabalhou mais 4 anos, crescendo muito. As lojas também cresceram, tomou a decisão de se dedicar mais as lojas , e vendeu a confeitaria. Atualmente, Marga está à frente de 3 lojas de roupas.
Margarete é casada com Marido Adenilson Tegner, é mãe de Marco Antônio, Ísis Eduarda e Ana Júlia. Se sente muito orgulhosa da trajetória que construiu ao lado da família, com muita dedicação e disposição.
Jéssica Cavichion
Jéssica Cavichion, 32 anos, é agricultora. Natural de Gramado e moradora da Linha Nova, sempre esteve envolvida com a agricultura familiar. Trabalha desde jovem na produção de frutíferas, como pêssego e ameixa. Posteriormente, com a implantação do vinhedo, continuou na atividade e hoje atua como administradora da fábrica de sucos e vinagres da família, além de se dedicar ao agroturismo na Cantina Zio Pietro, onde realiza a Vindima em Gramado.
Manoela da Costa Moschem
Manoela da Costa Moschem, empreendedora desde os 17 anos é CEO da Vila da Mônica Gramado e fundadora da Holy, é uma empreendedora apaixonada por conectar famílias ao universo lúdico. Com uma trajetória marcante, foi vereadora, prefeita em exercício e primeira presidente mulher da Câmara de Vereadores de Gramado. Sua liderança se destaca no impulsionamento do empreendedorismo e na criação de experiências inovadoras no turismo e entretenimento. CEO na fábrica de startups Brasil, contribui para a transformação social e comanda projetos que unem negócios, inovação e encantamento.
Néllys Corrêa
Empresária, professora de dança, mentora e palestrante. Natural de Cachoeira do Sul e residente de Gramado desde 2012, Néllys é casada e mãe de dois filhos. Começou a empreender em Gramado como sacoleira junto com seu esposo até se tornar a primeira mulher negra a ter uma loja em Gramado e uma das únicas na Serra Gaúcha.
Iniciou nas redes sociais em março de 2020, por uma necessidade. Se viu iniciando nas redes com mais de 40 anos, perdida e não se sentindo representada. Aprendeu e criou métodos específicos para guiar mulheres que, assim como ela, precisam e devem ter destaques nas redes.
Em mais de 3 anos, conquistou mais de 20 mil seguidores, criou o grupo Digitais Pretas, para empoderar e inspirar mulheres pretas na criação dos seus negócios. Impactou mais de 350 mulheres diretamente, em cinco regiões do país e cinco países da Europa. Criou quatro eventos de afro-empreendedorismo de grande porte, em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Mentorou dezenas de afroempreendedoras, potencializando essas mulheres e fazendo com que faturem mais em seus negócios.
Palestrante, especialista em Soft kills, é co-autora do livro Mães Pretas, Maternidade e Dororidade e Digitais Pretas, Narrativas de Empoderamento e Empreendedorismo. É uma agente de transformação e empoderamento para centenas de mulheres.