O ginásio de esportes Pedro Tissot, no complexo da Vila Olímpica, foi palco neste domingo (08) do Campeonato Municipal de Taekwondo, que reuniu mais de 500 pessoas entre atletas, familiares e comunidade em geral. O evento destacou o crescimento e fortalecimento da modalidade na cidade, tanto no rendimento quanto na participação social. Ao todo, 268 atletas estiveram inscritos na competição, representando diferentes núcleos e projetos sociais da cidade. As disputas aconteceram em cinco modalidades distintas:
Poom-se (Formas)
Kiorugui (Luta esportiva)
Tuiô Nolpi Tchagui (Chute em altura)
Tuiô Nomo Tchagui (Chute em distância)
Combate Sang Min Cho (Combate de espaguete), voltado para os iniciantes e crianças em idade de iniciação.
O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, celebrou o sucesso do evento e reforçou o papel social do taekwondo no município: “É gratificante ver tantas crianças e adolescentes envolvidos nos projetos sociais de taekwondo. Isso mostra o quanto o esporte transforma vidas e oferece oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos jovens. Poucas cidades no estado possuem esse número de crianças praticando a modalidade.”
O campeonato foi promovido pela Associação Gramadense de Taekwondo, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Segundo o Mestre Gustavo Sartori Schneider, presidente da Associação e coordenador dos projetos da modalidade na cidade, a competição representa o avanço da formação esportiva: “O campeonato é o reflexo do comprometimento de alunos, professores e famílias. Temos orgulho de ver nossos projetos crescendo e formando não apenas atletas, mas cidadãos mais conscientes e disciplinados.”