Gramado/RS deu início, nesta sexta-feira (14), à 4ª edição da Vindima em Gramado, celebrando a cultura vitivinícola da região. A solenidade de abertura aconteceu às 17h, na Vila do Vinho, na Praça das Etnias, e contou com a presença de representantes das vinícolas do município, comunidade e autoridades.
Abrindo a cerimônia, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, salientou o empenho da equipe para a concretização de mais um evento na cidade e apontou alguns destaques da edição. “Temos muito a celebrar nesta festa da colheita que é a Vindima. Teremos muitas apresentações culturais lindas por aqui, além de uma ótima estrutura gastronômica para brindarmos esse belo momento”, ressaltou.
Na ocasião, o deputado estadual Joel Wilhelm destacou a importância do evento para a celebração das origens. “O vinho é integração, é celebração. A Vindima valoriza as nossas raízes, a nossa colonização italiana. É sempre uma grande alegria estar em eventos como esse”, pontuou.
Representando o secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a assessora de gabinete Vivian de Freitas salientou como a cidade de Gramado é importante para a movimentação turística do estado. “Gramado é um cartão de visitas do Rio Grande do Sul, ela abre portas para o turista conhecer também o resto do estado”, comentou.
Encerrando a cerimônia, o prefeito de Gramado Nestor Tissot recomendou que turistas e comunidade aproveitem a Vindima para conhecer os produtos da região e visitem o interior da cidade. “Este evento valoriza a nossa imigração, nossos antepassados, um legado que muito nos orgulha. Então, convidamos a todos a fazer uma visita pelo nosso interior, onde tudo começou”, finalizou.
A cerimônia foi seguida pelo espetáculo do Coro Vozes de Gramado, às 18h, e pelo show do cantor Robson Leonardo, às 20h, marcando o início de uma programação intensa, que se estenderá até 9 de março. A edição deste ano conta com mais de 56 apresentações culturais, incluindo a teatralização da Pisa da Uva e pocket shows temáticos que homenageiam a imigração italiana.
Também serão realizados workshops sobre a História do Vinho e sobre Vinhos de Gramado. Além das atrações culturais, o evento conta com sete vinícolas locais – Stopassola, Benvic, Seganfredo, Masotti, Arte Líquida, Família Lazaretti e Casa da Tapera. Elas contarão com programações próprias em suas propriedades. As visitações e atividades podem ser reservadas diretamente com cada vinícola.
Um dos momentos mais aguardados desta edição será o pocket show temático “Vindima da Esperança”, de inspiração italiana, celebrando os 150 anos da imigração no Brasil. A apresentação do show é realizada no horário das 19h, nas sextas-feiras, sábados e domingos.
Confira a programação geral da primeira semana de evento
17 de fevereiro de 2025 – Segunda-feira
18h – Robson Leonardo
20h – Márcio Pinheiro
18 de fevereiro de 2025 – Terça-feira
18h – Márcio Pinheiro
20h – Coro Vozes de Gramado
19 de fevereiro de 2025 – Quarta-feira
18h – Robson Leonardo
20h – Nolasco
20 de fevereiro de 2025 – Quinta-feira
18h – Matheus Tomazelli
20h – Candy Belloto
21 de fevereiro de 2025 – Sexta-feira
18h – Candy Belloto
19h – Vindima da Esperança – Pocket Show
20h – Vocal Allegro