Com a participação de milhares de pessoas, o 40° Natal Luz de Gramado começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 23, promovendo o resgate de uma tradição. Comunidade e turistas foram os personagens principais do Caminho de Luzes. Ao anoitecer, o público se reuniu na Vila de Natal, que fica na praça das Etnias, e partiu caminhando com velas até a Rua Coberta. O cortejo iluminado foi o primeiro ato de uma noite repleta de emoção e saudosismo. Foi justamente uma procissão luminosa comunitária que marcou a abertura do 1° Natal Luz, em 1986.
Após a caminhada, que lotou a avenida Borges de Medeiros, foi realizada a solenidade oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades como o senador Luís Carlos Heinze, o secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e os deputados federal Pedro Westphalen e estadual Joel Wilhelm.
Em seu pronunciamento, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, apresentou as novidades da programação e revelou que Gramado busca o recorde mundial de maior Natal do mundo. “É um momento de grande emoção. O Natal Luz é o maior evento natalino do mundo e estamos buscando esse reconhecimento junto ao Guinness Book”, afirma Rosa Helena.
Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que o 40° Natal Luz será o maior de todos os tempos. “O público que está aqui na abertura é o maior já visto em toda a história do Natal Luz. Gramado é responsável pelo maior evento natalino da América Latina, feito por uma comunidade pequena, aguerrida, que escolheu o turismo como atividade principal para desenvolver a sua cidade, gerando emprego, renda e encantando milhares de pessoas que nos visitam anualmente. Viva Gramado e vida longa ao Natal Luz”, comemora Tissot.
Depois do pronunciamento, o prefeito entregou a chave de Gramado ao Papai Noel, que declarou aberta a histórica edição de 40 anos. Em 88 dias de programação, o evento conta com mais de 350 atrações. Para fechar a noite em grande estilo, a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro Júlio César Wagner, deu show na Rua Coberta.