No dia 18 de junho, as cooperativas escolares de Nova Petrópolis participaram da edição 2025 do Intercoope, evento realizado na localidade de Linha Imperial. A iniciativa reforça a Intercooperação, que é um dos sete princípios do cooperativismo. Organizado pela Assessoria Pedagógica da Sicredi Pioneira, com parceria da Secretaria de Educação de Nova Petrópolis e apoio da Casa Cooperativa e da Associação Concórdia de Linha Imperial, o evento reuniu 60 estudantes e 6 professoras.
O encontro teve como objetivo promover a integração e socialização entre os estudantes das seis cooperativas escolares do Município: Cooebompa, Cooebompa Júnior, Coopegaedicke, Cooperotto, Cooperbeck e Cooeamstad. As atividades foram conduzidas pelas assessoras pedagógicas Camila Bauermann e Synara Kehl, com o apoio da coordenadora dos Programas de Educação da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Greice Ariane Elias Feldens.
Durante o evento, os estudantes assistiram a uma apresentação sobre a história do cooperativismo com Felipe Moura, da Casa Cooperativa, e realizaram uma visita ao Memorial Padre Amstad, na Linha Imperial. Em seguida, participaram de dinâmicas de integração que exploraram os diferentes cargos dentro de uma cooperativa escolar e a importância de cada função para o seu desenvolvimento. “As cooperativas escolares são verdadeiros laboratórios de aprendizagem, onde os estudantes vivenciam os princípios do cooperativismo, desenvolvendo habilidades de liderança, gestão, empreendedorismo e cidadania”, diz a coordenadora, Greice Feldens.
Devido ao mau tempo, parte das atividades teve que ser adaptada. A organização já planeja uma segunda edição do Intercoope para contemplar todos os estudantes e dar continuidade à experiência cooperativista.