Na última semana, Gramado recebeu a visita de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Dom Pedrito, que vieram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas equipes locais que integram o Programa Rede Bem Cuidar (RBC), promovido pela Secretaria Estadual da Saúde.
Atualmente, Gramado conta com três equipes ESF aderidas ao RBC: ESF Pórtico II – Nailor Balzaretti, ESF Várzea – Loteamento Vila do Sol e ESF Várzea – 1º de Maio e entorno. O programa estadual tem como objetivo qualificar a Atenção Básica por meio de incentivo técnico e financeiro, promovendo boas práticas e o cuidado integral das pessoas.
A escolha por Gramado, segundo a gestora de Dom Pedrito, Maria Salete Schardong, se deu pelo reconhecimento do município como exemplo positivo na execução do programa. A visita técnica permitiu a troca de experiências entre os profissionais e o compartilhamento de estratégias que têm fortalecido a Atenção Básica na cidade.
Para a gestora das equipes RBC de Gramado, a farmacêutica Luana Almeida Fiel Baumbach, a visita reforça o papel colaborativo entre os municípios. “Ficamos muito felizes em compartilhar nosso trabalho e experiências. Iniciativas como essa demonstram o quanto o aprendizado entre equipes pode fortalecer o SUS e beneficiar diretamente a população”, afirma.
Além do intercâmbio sobre o RBC, a equipe visitante também conheceu o Programa Farmácia Viva, desenvolvido em Gramado com foco no uso seguro e orientado de plantas medicinais, integrando a política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).