domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasCanela RSEducação em números: o balanço de 2023 nas Escolas de Tempo Integral

Educação em números: o balanço de 2023 nas Escolas de Tempo Integral

O ano de 2023 foi marcado por significativos avanços na infraestrutura educacional das Escolas de Tempo Integral, com investimentos da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, consolidando esforços para fortalecer o ambiente de aprendizado nas escolas. Todas as instituições passaram por melhorias como manutenção, reforma e climatização. Além disso, investimentos expressivos foram direcionados à aquisição de equipamentos e novas tecnologias, bem como para a ampliação nas escolas em tempo integral com mais salas de aula, cozinhas e sanitários, transformando o cenário educacional para alunos e profissionais da rede municipal.

Para acolher os alunos de 1º ao 5º ano o dia todo nas oito instituições que oferecem este benefício, a administração construiu de 2021 a 2023, 43 novas salas, três refeitórios/cozinha e despensa, seis blocos de sanitários, uma nova escola (Noeli de Azevedo e Souza, no bairro Santa Marta) e uma de educação Infantil (Eva Alzira Bianchi, no Jardim das Fontes). Além disso, conjuntos de refeitórios (mesas e bancos), buffets, playgrounds, computadores, ar-condicionado, laboratórios de ciências, cobertura de quadra e equipamentos diversos, totalizando um investimento de mais de 25 milhões de reais.

“O ano de 2023 representou um capítulo fundamental na nossa jornada educacional, uma vez que foi marcado por resultados que refletem nosso compromisso com o ensino de qualidade. Os números não são apenas estatísticas; são testemunhas da nossa dedicação em proporcionar condições dignas aos nossos estudantes e professores. A parceria com as comunidades escolares (pais, alunos, professores e servidores), os convênios firmados e todos os investimentos são peças-chave em um quebra-cabeça maior de progresso educacional. Este é um compromisso contínuo, e nossa visão é a de uma educação que vai além das paredes da sala de aula, abraçando o potencial transformador que a educação possui”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Janete da Silva Santos.

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, que além de gestor público é professor, reforça o compromisso do município em fortalecer a política educacional, especialmente ao investir na modalidade de ensino em tempo integral nas escolas da rede pública municipal. Segundo o prefeito, essa iniciativa representa um passo ousado em direção a uma educação de qualidade e que em 2024 chega ao 6º ano.

Segundo Orsolin o foco não é apenas prolongar o tempo dos estudantes nas salas de aula, mas abraçar integralmente suas individualidades oferecendo atividades diversas e oportunizando aos pais buscarem uma maior fonte de renda para as famílias, pois na escola os estudantes estão mais seguros, causando uma enorme tranquilidade aos responsáveis.

O chefe do executivo destaca que investir em uma educação integral é um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento pleno das gerações futuras. A visão é criar um ambiente educacional que prepare os alunos não apenas para desafios acadêmicos, mas também para a vida, estimulando a curiosidade, a autenticidade e a participação ativa na sociedade.

PARA 2024

A secretária Janete destaca que para este ano os investimentos maiores serão em pátio coberto, calçamento e cercamento de praticamente todos os educandários.

A primeira etapa das novas Escolas Santa Terezinha, Rodolfo Schlieper, Selma Port Hermann e a segunda fase da Noeli de Azevedo e Souza também estão no calendário de execução da secretaria.

A construção de casa de moradia para policiais também terá continuidade, atualmente no bairro Chacrão e no bairro Santa Marta dois servidores das forças de segurança já residem nestes locais.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Canela |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque