quarta-feira, 24 jul 2024
InícioNotíciasGramado RSEncontro na Assembleia Legislativa busca criar o Dia Estadual do Pulmão no...

Encontro na Assembleia Legislativa busca criar o Dia Estadual do Pulmão no RS

No dia 25 de setembro, data que marca o Dia Mundial do Pulmão (World Lung Day), um encontro crucial foi realizado no gabinete do deputado estadual Dr. Thiago Duarte, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O evento reuniu renomados profissionais de saúde e representantes de diversas sociedades médicas, com o objetivo de chamar a atenção dos gaúchos para a importância da saúde pulmonar e estabelecer o Dia Estadual do Pulmão em 25 de setembro.

A iniciativa reuniu representantes da Associação Gaúcha de Radiologia (AGR), da Sociedade de Cirurgia Torácica (SOCITORS), Dra. Fabíola Perin, da Sociedade de Oncologia Clínica (SBOC), Dra. Bruna Nerno Motke e Dra. Manuela Zereu, da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS), Dra. Manuela Cavalcanti, além da presença da Dra. Tatiana Della Giustina, que atua como Conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM). Juntos, eles discutiram propostas e estratégias para promover a conscientização sobre a importância dos investimentos na prevenção, tratamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022, o Brasil registrou aproximadamente 30 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano, tornando-o o segundo tipo mais comum entre a população brasileira. Globalmente, a doença causa cerca de 30 mil mortes anualmente, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os tumores pulmonares lideram as estatísticas de mortes por doenças oncológicas a cada ano.

O encontro enfatizou a urgência de disseminar conhecimento sobre o câncer de pulmão, com um foco especial nas estratégias de prevenção e, sobretudo, na importância do diagnóstico preciso e precoce. A detecção precoce é fundamental para melhorar as chances de tratamento bem-sucedido e, em última instância, salvar vidas.

Fonte|Foto: Insider2 | Beti Sefrin
Mais Notícias

Roteiros em Destaque