Home NotíciasNova PetrópolisEscritora Helena Ines Seger Weber apresenta documentos históricos que serão editados em novo livro

Escritora Helena Ines Seger Weber apresenta documentos históricos que serão editados em novo livro

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva, e o secretário de Turismo e Cultura do Município, Rodrigo Barbieri Sangali, receberam a escritora Helena Ines Seger Weber, no Gabinete Oficial na segunda-feira, 24 de fevereiro.

O principal motivo da reunião foi para a escritora apresentar às autoridades o material de valor histórico sem precedentes que foi encontrado no acervo de Walter Seger. Dentre os documentos encontrados, Helena mostrou os originais do diário do Padre Balduíno Rambo, a parte sobre o Frustrado Congresso Católico de 1942, que ocorreria em Linha Imperial e que inauguraria o monumento do Padre Amstad, em que viriam descendentes de alemães provindos de todo Estado, mas que não ocorreu, devido à Nacionalização, em virtude do decreto de Getúlio Vargas, que não permitia a expressão em língua estrangeira.

A escritora mostrou ainda o Livro Atas do Volksverein, atas de 1912 a 1932, entidade fundada em Venâncio Aires pelo Padre Theodor Amstad, tendo ele próprio escrito alguns dos textos.

“A importância dos documentos ganha ainda maior relevância, também porque o historiador Arthur Blasio Rambo, professor emérito da UFRGS e UNISINOS, aos 95 anos, traduziu os documentos para o português, estando a parte dele pronta para publicação. Falta minha revisão e edição. A princípio, o lançamento está previsto para abril”, disse Helena Ines Seger Weber ao salientar que tais documentos “passam a limpo” parte da história de Nova Petrópolis, do cooperativismo e da participação de seu pai, Walter Seger, em todo esse movimento.

Segundo a escritora, trata-se de “um precioso e singular acervo que Nova Petrópolis detém e que ainda dará muito o que falar”. Helena não escondeu o entusiasmo com o material encontrado e declarou que “o saber embute responsabilidade e eu não poderia, simplesmente, guardar novamente nas gavetas de meu pai esses registros originais de documentos históricos.”

Helena também presenteou o prefeito, vice e secretário com exemplares de sua autoria, ‘Nossas Mães e os Sinos de Bochum’ (2023), livro que resgata o nome das 16 mulheres pioneiras do Tannenwald (hoje, Pinhal Alto), antes anônimas. O livro também é uma reparação, uma vez que mostra a história de 30 mulheres descendentes da imigração, contadas por filhos octogenários e nonagenários, escancarando usos, costumes e tradições que são representativos e pertinentes a todo Estado.

A escritora também presenteou as autoridades com o livro ‘Im TANNENWALD’ (2024), que reuniu a trajetória da promissora comunidade, distrito de Nova Petrópolis, dispondo muito do material já pesquisado por Walter Seger (*1928+2009). “Coube-me a parte da história passada, mas acrescido do relato sobre as entidades vigentes, tornou-se um trabalho incrivelmente coletivo, a ponto de se ouvir falar em ‘nosso livro’ pelas ruas locais”, disse Helena.

Prefeito, vice-prefeito e secretário parabenizaram a escritora Helena Ines Seger Weber pelo incansável trabalho de pesquisa e registro da história de Nova Petrópolis e região, colocando-se à disposição para este novo trabalho que está sendo editado.

Veja também