quarta-feira, 12 jun 2024
InícioNotíciasGeraisEvento de aventura gaúcho representa o turismo acessível em congresso nacional das...

Evento de aventura gaúcho representa o turismo acessível em congresso nacional das APAEs

Durante os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas (Apdaf), entidade que promove o ‘Camping Acessível’ com foco no turismo de aventura para pessoas com deficiências, estará presente no 27º Congresso Nacional das Apaes, que ocorrerá em Maceió. O evento, que acontece desde 1962, tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas acadêmicas e metodologias inovadoras para modernização das práticas profissionais nos serviços ofertados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além da troca de experiências entre profissionais, familiares e usuários.

Para Gabriel Feiten, um dos idealizadores e organizadores do ‘Camping Acessível’, estar representado no congresso nacional das Apaes demonstra a força e relevância do evento. “Desenvolvemos um projeto que torna possível para todos a prática de esportes de aventura. Trabalhamos temas como socialização, biodiversidade e voluntariado. Poder mostrar essa iniciativa para outros públicos é uma excelente oportunidade de cruzar novas práticas e olhares para as pessoas com deficiência”, afirma.

Considerado o maior destino de aventura do Sul do Brasil, Três Coroas, no interior do Rio Grande do Sul, conhecida – entre outras belezas naturais – pelas corredeiras do Rio Paranhana, comprova que a natureza é para todos. Há quatro edições, a Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas promove o ‘Camping Acessível’. O evento, sem fins lucrativos, trabalha a socialização de pessoas com deficiência por meio da prática de esportes de aventura, promovendo o turismo acessível, inserção social, diversidade e valorização da acessibilidade em meios diversos.

Em sua quarta edição, realizada em março deste ano, o evento reuniu mais de 1.000 pessoas. A data marcou, também, um recorde: o de maior descida de rafting acessível do Brasil. Ao todo, foram mais de 200 pessoas em 31 botes. Além do rafting, os participantes puderam tomar banho no Rio Paranhana com cadeiras anfíbias, praticar arco e flecha, jogar bocha adaptada, badminton, stand up paddle e fazer trilhas.

Mais informações em visitetrescoroas.com.br ou @campingacessiveltrescoroas no Instagram.

Fonte|Foto: Pauta Assessoria | Divulgação Camping Acessível
Mais Notícias

Roteiros em Destaque