Durante o mês de junho deste ano, as famílias interessadas em integrar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Município de Gramado participaram de seis encontros de capacitação, realizados pela equipe técnica do serviço, composta pelas servidoras públicas Ana Claudia Piassa, assistente social, e Camila Webster, psicóloga. Durante os encontros, foram abordados temas como as responsabilidades jurídicas das famílias e o contexto emocional e comportamental das crianças e adolescentes com Medida Protetiva de Acolhimento.
A equipe técnica contou com a participação do Promotor de Justiça Dr. Max Roberto Guazelli, da Juíza de Direito Dra. Aline Ecker Rissato e dos profissionais do CAPS Vivian Padilha de Freitas, João Alberto Slongo Martins e João Batista Santos. Os Conselheiros Tutelares Júlia Sousa Silva e Sílvio Luciano Gebert de Andrade também participaram de um dos encontros para informar sobre o trabalho do Conselho Tutelar no processo de defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente, manifestando o apoio do colegiado à implantação do Serviço de Família Acolhedora (SFA).
O secretário de Cidadania e Assistência Social, também participou de algumas reuniões. “Estamos felizes e esse é um momento de agradecer a todos os envolvidos na capacitação das Famílias Acolhedoras, principalmente a Ana e a Camila, que estão se dedicando com seus conhecimentos e o coração a este serviço que já é uma realidade em Gramado”, afirma.
A equipe técnica do SFA informa que a segunda etapa do processo de capacitação das famílias acolhedoras acontecerá durante a última semana do mês de julho e contará com a participação especial da assistente social Neusa Cerutti, profissional que se destaca pelo trabalho diferenciado com a assessoria de Municípios do Brasil, para a implantação do SFA. A profissional também realizará a formação da equipe técnica do SFA de Gramado e dos profissionais da Rede de Serviços do Município.