Gramado se prepara para viver mais uma edição de um dos grandes eventos de sua agenda anual. A partir desta quinta-feira, dia 9, os arredores do Lago Joaquina Rita Bier se transformam em um verdadeiro palco de sabores, aromas e expressões culturais com a chegada do 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, promovido pela Abrasel Hortênsias.
Na noite de ontem (06), a executiva da entidade, Gabriele Grespan, esteve na Câmara Municipal de Gramado, onde convidou pessoalmente os vereadores para a abertura oficial do evento.
“Este ano, a Câmara é um dos maiores apoiadores do festival. Queremos muito contar com o prestígio dos vereadores e com a visibilidade que a Casa oferece. O festival está lindo — e muito disso se deve ao apoio direto da Câmara. Contamos com vocês!”, destacou Gabriele.
O público que visitar o Festival de Cultura e Gastronomia encontrará 12 restaurantes gramadenses servindo pratos especialmente criados para o evento. A estrutura conta ainda com dois sofisticados espaços de vinhos, uma área de cervejarias artesanais, uma ilha de drinks e um charmoso espaço de café, que trará a primeira torrefação de Gramado — tudo pensado para proporcionar uma experiência sensorial completa.
A cultura é outro pilar desta edição. Mais de 100 atrações estão confirmadas, entre 50 apresentações teatrais, 34 shows musicais — que vão do jazz à música tradicionalista — e danças típicas que celebram a identidade local. A programação de conhecimento também ganha destaque com aulas-show gratuitas do Senac Gramado, em parceria com a Câmara Municipal, além de oficinas da UCS Campus Hortênsias e workshops do Sebrae.
Para os apreciadores da alta gastronomia, o festival reserva experiências exclusivas, como os Festins Especiais nos renomados restaurantes Casa Lugano e Primrose, que receberão chefs convidados em jantares memoráveis. O evento também valoriza o talento local com o Concurso Melhor Chef e a tradicional e divertida Corrida de Garçons e Garçonetes. Paralelamente, 18 restaurantes da cidade integram o Roteiro Gastronômico, oferecendo pratos inéditos criados especialmente para o período do festival.