Até domingo, 3 de agosto, Nova Petrópolis segue imersa na atmosfera multicultural do 52º Festival Internacional de Folclore. Desde o dia 17 de julho, a cidade se enche de cores, ritmos e tradições vindas de sete países e oito estados brasileiros, em uma programação que inclui apresentações artísticas, oficinas, gastronomia e experiências para todas as idades. O público ainda pode aproveitar o último final de semana para celebrar a cultura em sua forma mais genuína.
Entre os destaques da programação estão apresentações de grupos vindos da Colômbia, Costa Rica, Canadá e diversas regiões do Brasil, além de atividades paralelas como o tradicional Desfile de Integração, o Mamaço Festivo, os Jogos Germânicos e o encerramento com o espetáculo “Retratos de Vida”. A Feira da Diversidade e a Praça de Alimentação seguem abertas durante todo o fim de semana, oferecendo sabores típicos e produtos artesanais de diferentes culturas.
Na sexta-feira, dia 1º, a Rua Coberta recebe nomes como o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade (PR), o Frutos do Pará (PA), a Lechowia Dance Company (Canadá) e a Compañía Danza Colombia Internacional. Às 15h, o Mamaço Festivo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social integra cultura e acolhimento em uma ação especial. À noite, a Noite Cultural na Sociedade Juvenil de Linha Temerária reúne grupos do Brasil e do Canadá em um espetáculo de integração.
No sábado, dia 2, os Jogos Germânicos garantem animação com brincadeiras típicas e o famoso “chope em metro”. A programação segue com grupos de Minas Gerais, Paraíba, Ijuí, Nova Petrópolis, Costa Rica e Colômbia.
Já o domingo, dia 3, é marcado por emoção e celebração com o encerramento do Festival. A partir das 10h, a “Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade” abre o dia, seguido por apresentações da Orquestra de Sopros e grupos folclóricos. Às 15h, o Desfile de Integração toma conta da Avenida 15 de Novembro, encerrando com o espetáculo “Retratos de Vida”, às 19h, na Rua Coberta, e a Extinção da Chama Folclórica.
Nova Petrópolis é opção de destino para toda família
Recentemente reconhecida como o município mais acolhedor do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis conserva seu modo de vida hospitaleiro e forte vínculo comunitário. As atrações da cidade que chega a receber 950 mil turistas ao ano são diversificadas, sempre ligadas à valorização de sua história e à natureza. Um dos pontos mais emblemáticos é o Parque Aldeia do Imigrante, palco principal do Festival Internacional de Folclore, que reproduz uma vila germânica do século XIX. O atrativo fica próximo a um dos cartões postais da cidade: o divertido Labirinto Verde e a Praça das Flores, que oferecem espaços para descanso, diversão e, claro, belas fotos em meio a jardins cuidadosamente cultivados.
Voltado ao turismo ligado à natureza, o Ninho das Águias é um dos atrativos mais procurados pelos aventureiros. Localizado a mais de 500 metros de altitude, o mirante oferece uma vista deslumbrante da região e é ponto de encontro para praticantes de voo livre. Para quem deseja passeios tranquilos com um quê de história, o Parque Pedras do Silêncio é uma opção em meio à mata nativa. Outro ponto é o Pinheiro Multissecular, uma árvore com mais de 700 anos, símbolo de resistência e conexão com a história.
Como chegar
Para chegar à cidade, os acessos são facilitados, com paisagens dignas de cartão postal. Para quem parte de Gramado, o acesso é pela ERS-235. Já de Porto Alegre, o caminho é a BR-116, sentido Serra Gaúcha, passando por São Leopoldo e Picada Café. A BR-116 também é caminho de quem vem de Caxias do Sul, dessa vez, pelo sentido sul, com conexão pela Rota Romântica. Um trajeto histórico e turístico é reservado para os visitantes que escolhem a Estrada da Imigração como trajeto, partindo de Linha Nova.
SERVIÇO
O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando: até 3 de agosto
Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis
Quanto: Entrada franca
Programação e informações: Link