domingo, 16 jun 2024
InícioNotíciasCâmara Municipal de GramadoFórum Gramado: Educação e Futuro

Fórum Gramado: Educação e Futuro

Mais de 100 pessoas participam de fórum para discutir os desafios da educação em Gramado

O plenário Julio Floriano Petersen, da Câmara de Vereadores de Gramado, lotou na noite desta terça feira, dia 23, para debater os desafios e o futuro da educação no município. Educadores, estudantes, agentes públicos e comunidade escolar se fizeram presente e discutiram por mais de três horas sobre o tema.

O fórum, mediado pelo vereador Professor Daniel, que leciona há 18 anos no ensino público, contou com painéis ministrados pela monitora de educação da EMEI Tia Carmelina I e ex-presidente do CPM do educandário, Graziela Taiara da Silva, a vice-diretora da EMEI Pequenos Gigantes e educadora infantil Daniele Birck, o professor e diretor da Escola Senador Salgado Filho, Pedro Lazaretti e a mãe e Tesoureira do CPM da Escola CAIC, Maristela Cavallin Almeida. “Foi uma noite muito importante para discutir o futuro da educação em Gramado em dois eixos de debate: educação infantil e fundamental. Mais de 100 pessoas estiveram no encontro”, declara Daniel.

Entre as principais demandas elencadas no ensino infantil estiveram: falta de vagas na educação infantil, aproximação das famílias às escolas, falta de insumos nas escolas, e a educação infantil agir de fato como setor de ensino e não de assistencialismo. No ensino fundamental também se destacou a questão da inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD), déficit na aprendizagem – especialmente após o período da pandemia -, e os trabalhos em sala de aula na pauta étnico-racial dando suporte e material aos professores sobre o assunto.

De modo geral se falou muito também sobre a valorização dos professores, melhorias no plano de carreira dos profissionais da educação, sobre o suporte do poder público à saúde mental dos estudantes e educadores e também sobre a falta de segurança e estrutura nos educandários do município.

A ação foi construída em conjunto entre jovens do município e os gabinetes dos vereadores Professor Daniel, Renan Sartori, Cícero Altreiter e Rodrigo Paim. As demandas discutidas no fórum serão entregues em um documento que será enviado para a Secretaria Municipal de Educação. Um segundo fórum, abordando o tema da saúde pública, será realizado no próximo dia 2 de Agosto, também no plenário da Câmara de Vereadores.

Fonte|Foto: |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque