Na última sexta-feira (12), a Secretaria da Saúde de Gramado celebrou a formação de novos Terapeutas Comunitários Integrativos (TCI). A cerimônia foi realizada no auditório da pasta e representa mais um passo na ampliação das práticas integrativas e complementares no município, fortalecendo o cuidado em saúde mental e bem-estar da população.
A formação está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS), do Ministério da Saúde, que reconhece a Terapia Comunitária Integrativa como uma prática de promoção da saúde, prevenção de doenças e fortalecimento de vínculos comunitários. A TCI é uma roda de escuta e acolhimento, onde os participantes compartilham vivências, valorizam saberes populares e constroem redes de apoio.
Com os novos terapeutas formados, Gramado amplia sua capacidade de ofertar a TCI em unidades de saúde e espaços comunitários, promovendo um cuidado mais integral, humanizado e acessível à população. “A iniciativa reforça o papel das PICS no SUS como importantes aliadas na promoção da saúde, do cuidado em saúde mental e na construção de comunidades mais solidárias e resilientes”, destaca o secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen.
Terapeutas Comunitários Integrativos formados: Bianca Abreu Ribeiro, Camila Guimarães Dornelles, Carla Gallarreta Rolão, Cátia Regina Júlio, Fabiane Vier Zimmer, Franciele Bárbara Malacarne, Janice Ferreira Boschetti, Janice Iung Guimarães, Joziane de Quadros Lemann, Katiane dos Santos Reis, Kênia Cristina dos Santos Loureiro Florencio, Lucimara Ballardin e Mariana Cristina de Oliveira.