Home NotíciasGramado RSGramado in Concert recebe exposição com obras de artistas gramadenses

Gramado in Concert recebe exposição com obras de artistas gramadenses

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

A música e a arte caminham de mãos dadas, um laço que se perpetua há séculos e que se concretiza no XI Gramado In Concert. Neste ano, o evento traz uma proposta inovadora ao aliar a música erudita às artes visuais, proporcionando uma experiência artística rica e única. Como parte dessa iniciativa, o lounge do Expogramado será palco de uma exposição de obras de arte de 13 renomados artistas visuais gramadenses. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria da Cultura de Gramado.

Cada artista apresentará sua interpretação visual sobre a temática da música, enriquecendo ainda mais o universo do festival. Essa iniciativa inédita promove um diálogo entre dois importantes segmentos artísticos, criando uma conexão sensível e inspiradora, conforme comenta a curadora Débora Irion, uma das principais referências culturais da região: “Temos uma classe artística potente em nossa cidade. A música e a arte caminham de mãos dadas e se retroalimentam. Desejo que iniciativas como esta se perpetuem em próximas edições”, finaliza.

Os artistas participantes são Adriano Gonçalves, Ana Birnbaum, Bia Macedó, Danya Saueressig, Débora Dhein, Débora Fraga, Geraldo Farina, Gilmar Stahl, Jonatan G., Juliana Faber, Marilei Andreis, Renata Guzenski e Samara Barros.

Débora Fraga, arquiteta de formação, mas artista na vida, usa a sua paixão pela arte para além da arquitetura. Durante o Gramado In Concert, Débora expõe sua releitura da obra de Ricardo Schmidt, ao retratar um violoncelista. A escolha pelo tema veio pela forte conexão de Débora com o In Concert. “Para mim, é a melhor semana de Gramado. Espero ansiosamente por esse momento e ter minha obra como parte da exposição é uma honra”, finaliza a artista.

A conexão entre a música e a arte também são marcadas por afetos. Adriano Gonçalves é um dos artistas que assinam a exposição. Por meio da fotografia, Adriano escolheu retratar um dos diretores artísticos do Gramado In Concert, Allan John Lino. “Durante um período muito delicado da minha vida, Allan me aconselhou e me mostrou como a minha arte poderia transformar vidas. Ele é uma pessoa extraordinária e na hora de retratar a música, não poderia ser diferente”, pontua.

As obras poderão ser contempladas no Expogramado até o início do mês de março. Além disso, durante as apresentações musicais na Rua Coberta, os artistas visuais estarão criando obras ao vivo, em interação direta com a música, proporcionando ao público a oportunidade de vivenciar o processo criativo em tempo real.

Veja também