A organização do Gramado Natural – Encontro de Pintura ao Ar Livre tem a alegria de anunciar, oficialmente, a data da 2ª edição do evento, que ocorrerá de 24 a 28 de setembro de 2025. A cidade será novamente palco de uma experiência artística e cultural única. Criado em 2024 como um evento inédito na cidade, o Gramado Natural nasceu para valorizar a essência do turismo local, destacando as belezas naturais, a cultura visual e o modo de vida do interior como inspiração para artistas do Brasil e do mundo, que tem a prática de pintar ao ar livre como sua paixão.
Após o grande sucesso da edição inaugural, o projeto retorna com uma programação ainda mais abrangente e inclusiva. Inspirado no movimento impressionista e no manifesto En Plein Air, o Gramado Natural é um convite à vivência coletiva da arte em diálogo direto com a natureza, promovendo formação gratuita, intercâmbio artístico e a sensibilização para a preservação do meio ambiente por meio da pintura ao ar livre. Na programação do encontro, que acontecerá no início da primavera, haverá uma série de atividades artísticas, todas ofertadas gratuitamente à comunidade e à classe cultural interessada. Inscrições abertas: Artistas, amantes da pintura ao ar livre e interessados na aprendizagem e no intercâmbio de experiências já podem fazer inscrição gratuita pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/P5i5DPqsprSBZNJ27.
A programação completa será divulgada no próximo mês, com todos os detalhes sobre locais, horários e atividades especiais. A edição de 2025 reafirma o compromisso do evento com a construção colaborativa entre coletivos de pintores, ampliando suas conexões e fronteiras a partir da participação internacional e do fortalecimento do território criativo local. “Na primeira edição do evento, no ano passado, nossa intenção era de tirar do papel um projeto de artes visuais que fosse realizado entre coletivos de pintores. Para a segunda edição, em 2025, já vemos este arranjo colaborativo crescendo, se fortalecendo e se expandindo, trazendo amadurecimento ao projeto, articulação entre os pintores do Brasil e exterior, difundindo nossas paisagens naturais e promovendo o intercâmbio de pintores, suas experiências e saberes”, afirma Alessandro Müller, curador artístico do evento.
EVENTO EM NÚMEROS
O Gramado Natural representa hoje mais de 50 profissionais envolvidos diretamente em sua realização ao longo de 12 meses, 20 saídas de campo para áreas rurais, criação de mais de 80 obras de arte, produção de 24 teasers sobre o processo criativo, mais de 20 atividades formativas e educacionais (para crianças e adultos), 15 apresentações de música e demonstrações de pintura ao ar livre, três coletivos participantes em um intercâmbio, uma exposição de obras e cinco dias de encontro entre pintores, profissionais do setor e o público apaixonado por artes visuais. A expectativa é de que mais de 100 pintores se inscrevam para a edição deste ano. “O Gramado Natural é hoje uma opção de evento turístico e artístico que promete muito para o futuro do turismo sustentável da cidade”, afirma Luana Müller, gestora cultural do projeto.
Fique atento às próximas novidades e convide-se a fazer parte dessa celebração da criatividade, da arte e da natureza. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento, no Instagram @gramado.natural