Investimentos em melhorias e serviços, reposicionamento de marca e a adoção de uma estratégia com foco no segmento familiar fizeram com o que o Hotel Alpestre, em Gramado, tivesse uma excelente performance em 2023, de janeiro a julho. O hotel fechou esses sete meses com um crescimento da receita de 25,22% em relação ao mesmo período de 2022.
O Alpestre fez, em 2022, um estudo de marca (rebranding) para entender melhor seu posicionamento e nortear suas ações. Desde então, vem focando e crescendo junto ao público “família”. “Nós já éramos reconhecidos pelos hóspedes como um hotel desta categoria, tanto que fomos escolhidos, por anos seguidos, como um dos melhores hotéis do Brasil para famílias pelo Travellers Choice do TripAdvisor”, comenta Maria Clara Tissot, Gerente de Marketing. “Então resolvemos abraçar este segmento, fazer melhorias e trazer mais serviços para este público”.
O investimento feito pelo Hotel Alpestre, da ordem de R$ 7 milhões, foi utilizado para reformar e aumentar alguns dos seus espaços, e implementar novos serviços e experiências para os hóspedes. O investimento serviu também para ampliar e qualificar mais ainda a mão-de-obra hoteleira, que atualmente conta com 110 funcionários. Toda essa estratégia é o motivo de sucesso e crescimento deste tradicional hotel de Gramado, que tornou-se o “novo Alpestre”, percebido – inclusive – pelo grau de satisfação do cliente.
Sobre as melhorias, o hotel ganhou um novo complexo de lazer, com área da recreação três vezes maior do que o anterior; novas piscinas aquecidas e cobertas, quadra de areia, para a prática de esportes, e um espaço de entretenimento para adolescentes, com jogos e programação diária. A antiga recepção e sala de estar foram totalmente renovadas e se tornaram um espaço amplo, confortável e acolhedor, inspirado em estações de esquis e alpes suíços, traz elementos em madeiras naturais, pedras e fogo, com lareiras que compõem a atmosfera típica da Serra. Até a fachada do hotel mudou, agora está virada para a Avenida da Hortênsias, uma das principais de Gramado.
O Alpestre investiu ainda no novo Restaurante Le Pin, com capacidade para até 100 pessoas, aberto o dia todo, para hóspedes e visitantes. O cardápio é inspirado na gastronomia alpina, mas há uma atenção especial ao Menu Kids e Baby, onde são dadas opções para crianças, separadas por idades, e onde tem até papinhas para bebês. Além de tudo isso, o Alpestre trouxe outras novidades para o segmento familiar. Uma delas é o serviço de Baby Concierge, que são facilidades para quem viaja com bebês ou crianças pequenas, como copa baby, assento redutor de vaso e grades nas caminhas nos quartos, etc.
Para acomodar as famílias, o hotel dispõe de quartos conjugados ou amplos, onde existe a possibilidade de hospedar casal e mais 2 crianças. Também, ele foi um dos pioneiros na criação de acomodações temáticas, que viraram tendência na hotelaria hoje em dia. Desde 2021, ele inaugurou o “Quarto do Alceu e da Lola”, as simpáticas renas personagens do hotel, que faz o maior sucesso, tanto que já estão sendo construídos mais 4 quartos temáticos, com previsão para serem entregues no início de outubro, totalizando 6 unidades. “Ficamos felizes em constatar que as mudanças promovidas foram reconhecidas pelo nossos hóspedes”, diz Tissot. “Criar boas memórias em família é o nosso objetivo maior”.