Pela primeira vez, Gramado participará do Dia Internacional da Animação (DIA), evento realizado simultaneamente em 200 cidades brasileiras e outros 30 países. A seleção de filmes é incrível, com vários curtas-metragens premiados e inéditos, nacionais, estrangeiros e de temáticas variadas, entre elas a Mostra Ambiental. Alguns filmes terão tradução por libras e audiodescrição, possibilitando a compreensão para pessoas com deficiências visual e auditiva.
Este ano, o Gramado Cineclube foi convidado a promover sessões na região, e resolveu dedicar um dia exclusivo ao DIA: serão exibidos 12 curtas, no domingo 27/10, a partir das 19h, na Praça das Castanheiras, no bairro Floresta. A indicação etária é livre, para crianças de todas as idades, com garantia de diversão também para os adultos.
No dia anterior, sábado 26, dois curtas-metragens da mostra serão exibidos como aperitivo para o DIA. O filme principal da noite é imperdível: o clássico Asas do Desejo, do cultuado diretor alemão Win Wenders, recomendado para maiores de 14 anos.
Sobre o DIA
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.
No Brasil o DIA acontece há 21 anos, quando no SESC Vila Mariana foi exibido “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.
Saiba mais no site oficial do evento: https://diadanimacao.com.br
No domingo exibiremos estes 6 curtas e mais outros 6, ao menos!
Mostra internacional:
“Después del eclipse”
técnica: stop motion
direção: Bea Blankenhorst
origem: Argentina
Sinopse: Argentina, década de 1920. Em um pequeno povoado agrícola, o Club Social anuncia uma grande noite de festa. Dois jovens apaixonados esperam ansiosos pelo momento de se encontrar e dançarem. No entanto, pesa sobre eles o medo dos olhares dos outros: ela usa uma prótese na perna, e ele, uma no braço. Chega assim a noite tão esperada, e a música desperta o desejo, mas nada é tão simples nesta cidade onde ninguém se atreve a se libertar dos preconceitos para ser feliz.
Mostra internacional:
“Le renard et l´oisille”
técnica: 3D
direção: Fred & Sam Guillaume
origem: Suiça
Sinopse: Uma raposa solitária precisa improvisar a paternidade para um bebê pássaro recém-nascido. Dois caminhos se cruzam e uma família é formada, até que o destino mostra para cada um a vida que devem levar.
Mostra nacional:
“Maré Braba”
técnica: stop motion
direção: Pamela Pelegrino
origem: Ceará
Mostra gaúcha:
“Novela”
técnica: 2D
direção: Otto Guerra
origem: Porto Alegre
Mostra ambiental – COM ACESSIBILIDADE: LIBRAS
“Panapanã”
técnica: animação 2D, motion design e stop motion
direção: Matheus Marins
origem: Pernambuco
Mostra infantil – COM ACESSIBILIDADE: AUDIODESCRIÇÃO
“Manu sonha com onças”
técnica: 3D/colagem
direção: Daniel Og
origem: Rio de Janeiro